Início do conteúdo

IFRS – Campus Viamão e Ministério Público celebram termo aditivo de cooperação para proteção de nascentes do município


No dia 29 de outubro, as coordenações de Pesquisa e Extensão do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), junto a uma equipe de docentes pesquisadores, reuniram-se com a promotora de Justiça designada para a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Roberta Morillos, para tratar do termo aditivo de cooperação técnica entre as instituições.

O termo, com validade de dois anos, visa dar continuidade às atividades de mapeamento de nascentes e suas áreas de proteção permanente, além de caracterizar os meios físico e biótico e criar um banco de dados georreferenciado nas Unidades de Conservação de Viamão.

Durante a reunião, os pesquisadores apresentaram os resultados dos projetos em desenvolvimento no Parque Saint’Hilaire. De 2022 a 2024, foram identificadas 51 nascentes: 32 preservadas, 14 em condição moderada e cinco em processo de degradação. Com base nesses dados, o Ministério Público, em conjunto com o município de Viamão, elabora ações para a revitalização das nascentes degradadas.

Foi acordada também a possibilidade de expandir o projeto para outras Unidades de Conservação do município, mediante a formalização de uma parceria institucional através do Portal de Inovação Integra do IFRS, fortalecendo a relação entre o MPRS e o IFRS.

 

Leia também:

IFRS – Campus Viamão e MPRS firmam Termo de Cooperação em favor da proteção de nascentes do Rio Gravataí

Professor do IFRS – Campus Viamão assume vice-presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí – Gestão 2023-2025

 

Fim do conteúdo