Início do conteúdo

IFRS abre inscrições para o primeiro Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) divulgou nesta quarta-feira, dia 19 de junho de 2019, as orientações para o seu primeiro Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas. São 92 vagas ofertadas em cursos técnicos e superiores, todos gratuitos, em dez campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de julho de 2019, por formulário online ou impresso. Os campiparticipantes disponibilizam computadores com acesso à internet e impressora para os candidatos que necessitarem. Não há taxa de inscrição. Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 32/2019 e anexos.

Sobre a seleção: A seleção se dará por meio de prova de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio, para os cursos de nível técnico. A prova e o sorteio ocorrerão no dia 9 de julho de 2019. O ingresso ocorrerá no segundo semestre letivo de 2019. Mais informações estão no Edital nº 32/2019 e anexos.

Saiba mais: O Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas faz parte da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do instituto, aprovada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição em abril de 2019.

Na imagem está o aluno do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão do IFRS, Cláudio Gimenes da Silva, da Terra Indígena do Cantagalo (Viamão). O estudante, que concluiu o curso Técnico em Cooperativismo do Campus Viamão do IFRS em dezembro de 2018, foi o primeiro aluno indígena do campus a receber um certificado e é também o primeiro matriculado em um curso de graduação da unidade.

Fim do conteúdo