Documentário celebra os 15 anos de criação dos Institutos Federais

O documentário “Institutos Federais, a cara do Brasil”, produzido pelo Ministério da Educação (MEC) para celebrar os 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), está disponível no canal oficial do IFRS no YouTube .

A produção conta histórias de 15 personagens, professores, técnicos, estudantes e egressos de instituições federais localizadas nas cinco regiões brasileiras. Três desses personagens são do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): Huli Zang, estudante do Campus Viamão; Marlise Paz, assistente de alunos do Campus Alvorada; e Flávia Twardowski, professora do Campus Osório.

As trajetórias dessas pessoas dialogam com o papel dos Institutos Federais, por sua riqueza, diversidade e pluralidade, e também por serem agentes de transformação social, fazendo a diferença nas suas comunidades.

Huli Zang é aluno da especialização em Agroecologia do Campus Viamão, egresso do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do mesmo campus, coordenador do Projeto de Redesenho da Matriz Agroecológica do Assentamento Filhos de Sepé do Programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e entorno) e coordenador da Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão, membro externo colaborador do Programa EcoViamão.

O estudante compartilha sua experiência, enfatizando o impacto do IFRS em sua vida e na comunidade ao seu redor. “ O Instituto mudou a minha vida e continua mudando, mas o mais importante: não só a minha a vida, mas a das pessoas que estão no meu entorno, que vivem comigo, que trabalham comigo, porque elas se animam ao ver o que está acontecendo, se animam a estudar. Hoje várias pessoas daqui estão estudando também”, conta no documentário.

Assista ao documentário

Saiba mais sobre o projeto: gov.br/mec