Divulgados nesta quarta-feira os aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo de estudantes 2024/02

Estão sendo publicadas as listas com os aprovados para todos os tipos de seleção: prova, Enem e sorteio e também dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas

Serão divulgadas até as 23h59 desta quarta-feira, 24 de julho de 2024, as listas com os aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo de estudantes 2024/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A publicação será feita no site de ingresso.

Os aprovados para todos os tipos de seleção: prova, Enem e sorteio estarão destacados na publicação. É importante estarem atentos aos próximos passos para encaminhar a documentação para a matrícula (informações no edital do seu curso).

O envio da documentação da primeira chamada de classificados ocorrerá via sistema eletrônico no período de 25 a 30 de julho. O link do sistema eletrônico de matrículas estará disponível na capa do site do Processo Seletivo a partir do dia 25.

⚠️Importante: estar classificado não significa já ser estudante do IFRS. É preciso efetuar a matrícula e seguir todos os passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos.

Sobre a matrícula:

📝 Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária para a matrícula. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais. No entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido estará disponível eletronicamente no sistema de matrículas.

📝 Tire fotos da documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

⚠️ Os candidatos convocados nas chamadas deste Processo Seletivo que não finalizarem a etapa da matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga.

⚠️ Quem não tem acesso à internet poderá comparecer ao campus nos horários especificados no edital para usar os computadores. É importante lembrar que será necessária a senha do portal gov.br (caso não lembre, deve efetuar antes o procedimento de recuperação de senha).

Foi aprovado na cota errada?

Se você foi aprovado em primeira chamada em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências, mesmo assim deverá entrar no sistema de matrículas no período estipulado e apenas registrar presença no botão específico para isso. A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos. Para isso, deve continuar acompanhando o site de ingresso, conforme o cronograma.

📝 Cotas e heteroidentificação:

▶️ Também estão sendo divulgadas nesta quarta-feira, dia 24 de julho as listas dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas em primeira chamada.

Pretos e pardos – No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) da primeira chamada para matrículas, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, deverão participar presencialmente da verificação étnico-racial, que ocorrerá em 25 de julho. O horário e o local para cada candidato comparecer estão publicados juntamente com a lista geral de classificações.

Indígenas – Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam, além de enviar a documentação de matrícula pelo sistema eletrônico, preencher também o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena, anexando o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade também no sistema de matrículas.

Quilombola: envia a documentação de matrícula e a documentação específica de comprovação de pertencimento a Comunidade Quilombola

📝 Ficou como suplente?

Chamada pública da seleção por prova e sorteio: Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. A chamada pública está prevista para ser divulgada dia 08 de agosto. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar.

Siga acompanhando o site de ingresso.