Conheça os passos para processo seletivo e o IFRS realiza live tira-dúvidas sobre o PS 2023/1

Os interessados em concorrer a uma vaga em cursos de ensino médio com o técnico integrado ou graduação no IFRS podem conferir os passos para o processo seletivo.

Quem tem interesse em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano precisa passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus. Os documentos com informações e orientações (editais) do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS foram publicados nesta segunda-feira, 03 de outubro de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br. Os candidatos devem ler com atenção as informações referentes ao curso que pretendem fazer.

Conheça os passos para processo seletivo

1. Fique de olho nos editais e no site de ingresso
    Os detalhes do Processo Seletivo de estudantes são informados nos documentos chamados “editais”. Cada tipo de curso tem seu próprio edital. Leia com atenção.
  2. Inscreva-se
    A inscrição é por formulário eletrônico, no site ingresso.ifrs.edu.br. Você precisa ter CPF e RG próprios (não pode usar o número de documento dos pais). Deve também estar cadastrado no portal gov.br. Caso necessite, poderá ir pessoalmente a um campus do IFRS e pedir ajuda para se inscrever, usando os computadores disponíveis. Mesmo quem solicitou e conseguiu a inscrição gratuita precisa se inscrever.  Confira o passo a passo das inscrições neste vídeo.
  3. Pague a taxa de inscrição
    Faça o pagamento do boleto na rede bancária até a data final informada no cronograma do Processo Seletivo. Se você solicitou a inscrição gratuita e ela foi aceita, não será emitido boleto.
  4. Faça a prova
    Para a seleção de alguns cursos, é preciso participar de uma prova presencial (exame de seleção). Os detalhes como data, número de questões, conteúdos etc. são informados no edital. No site ingresso.ifrs.edu.br é possível ver as provas de anos anteriores. Você também pode fazer um curso EaD gratuito de preparação, o Pré-IFRS.
  5. Confira sua classificação e as chamadas para pré-matrículas
    Todas as listas de classificação dos candidatos, as chamadas para pré-matrículas e os resultados são publicados no site ingresso.ifrs.edu.br, conforme o cronograma. Lembre-se que há uma Primeira Chamada para as matrículas dos melhores classificados, mas caso sobrem vagas, o IFRS realiza novas chamadas de candidatos, seguindo a classificação (as datas estão no cronograma). Por isso, é importante seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br.
  6. Separe a documentação para a pré-matrícula
    Quando o seu nome estiver na lista de aprovados de uma das chamadas para pré-matrículas, você deve reunir a documentação solicitada no edital do seu curso.
  7. Faça sua pré-matrícula
    Quem for aprovado nas chamadas deve preencher o formulário eletrônico de pré-matrícula e encaminhar a documentação. O link do sistema eletrônico é informado neste site de ingresso.ifrs.edu.br.
  8. Participe da verificação étnico-racial
    Se na inscrição você se declarou negro (preto ou pardo), para concorrer pelas cotas precisa passar por uma verificação, na “comissão de heteroidentificação”. Quando o seu nome estiver na chamada de verificação étnico-racial, compareça na data, horário e local informados no site ingresso.ifrs.edu.br.
  9. Confira o resultado de sua pré-matrícula
    Se necessário, o candidato terá um período para alterar ou enviar novos documentos para a matrícula. É importante conferir os resultados preliminares das matrículas. Quando toda a documentação for enviada no prazo, for analisada e estiver sem nenhuma pendência, a matrícula será aprovada (homologada).
  10. Informe-se sobre as aulas
    Se você chegou até aqui, parabéns. Boas-vindas ao #MundoIFRS! Para saber sobre os próximos passos para iniciar os estudos, acompanhe o site do seu campus.

Confira no vídeo um passo a passo para se inscrever no Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS:

IFRS realiza live tira-dúvidas sobre o PS 2023/1

Na sexta-feira (7 de outubro), às 12h30, o IFRS realiza uma live de tira-dúvidas sobre o Processo Seletivo de Estudantes 2023/1. Este é um momento importante para esclarecer dúvidas. As perguntas podem ser enviadas durante a live ou pela caixinha de perguntas que será aberta na quarta-feira (5 de outubro) no perfil do Instagram IFRS-Oficial.

A live vai ocorrer pelo canal do YouTube do IFRS-Oficial.