IFRS promove palestra com engenheira aeroespacial brasileira escolhida pela ESA para missão simulada à Lua

O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá promover a palestra “Missão simulada à Lua”, com a engenheira aeroespacial Ana Paula Castro de Paula, no dia 21 de fevereiro, das 10h30 até 12h10 e das 13h30 até 15h40. A brasiliense de 27 anos, foi a única brasileira selecionada para ser astronauta em uma missão simulada da Agência Espacial Europeia (ESA). Ana Paula irá falar sobre a experiência na missão EuroMoonMars IMA Hi-Sea, realizada no Havaí (EUA) em dezembro de 2019 e sobre a trajetória no setor espacial.

Público alvo: estudantes e servidores do Campus Viamão.

Sobre a missão:

A EuroMoonMars IMA HI-SEAS 2019 (EMMIHS) são campanhas de pesquisa de campo, uma iniciativa dirigida pelo Grupo de Trabalho Internacional de Exploração Lunar (ILEWG) da ESA em colaboração com a International Moon-Base Alliance (IMA). O objetivo da missão é conduzir experimentos científicos e testar instrumentos tecnológicos relevantes para a exploração espacial e habitação extraterrestre. A equipe consistiu em seis tripulantes, com base no habitat HI-SEAS (Havaí), com apoio do Mission Control Center (MCC), baseado no Laboratório de Pesquisa Blue Planet no Havaí, e suporte remoto baseado na EuroMoonMars ESA / ESTEC em Noordwijk, na Holanda.

Entre o período de 8 a 22 de dezembro de 2019, a equipe ficou isolada simulando condições semelhantes às da Lua nas encostas do vulcão Mauna Loa na Ilha Grande do Havaí. A área possui características geológicas semelhantes a Lua e Marte e uma altitude de aproximadamente 2.500 metros (8.200 pés) acima do nível do mar. A equipe realizou pesquisas, que incluiu o estudo da radiação em alimentos cultivados localmente, pesquisas geológicas com o auxílio de drones, estudos de arquitetura, exploração de tubos de lava e testes de tecnologia espacial.

Os resultados e o feedback das pesquisas e experimentos tecnológicos conduzidos no HI-SEAS serão usados para melhorar o próprio habitat e permitirão uma maior compreensão dos requisitos, a fim de construir um análogo da base da Lua no Havaí e, finalmente, permitir que os humanos construam um habitat na Lua ou em Marte.

Sobre a palestrante:

Ana Paula Castro de Paula Nunes fez graduação em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Brasília. Participou do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras onde estudou por um ano na University of Glasgow. Foi aceita no ITA para estudar Propulsão Hipersônica, mas escolheu fazer seu mestrado em Direito e Políticas Espaciais na China, Beihang University. Foi aceita para um estágio na ONU no Escritório para Assuntos do Espaço Exterior e lá conheceu a missão EMMIHS, na qual foi selecionada para ser astronauta de simulação e realizar pesquisas na área de exploração espacial.