Início do conteúdo

Campus Viamão convida comunidade para participar da elaboração do Plano de Ação 2026


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está em processo de elaboração do Plano de Ação (PA) 2026. O documento define as iniciativas orçamentárias e as ações internas a serem executadas no próximo ano, em alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028).

A gestão democrática, inerente ao projeto dos Institutos Federais, assegura a participação da comunidade acadêmica em todas as instâncias decisórias, inclusive nas deliberações orçamentárias do Campus Viamão.

A Comissão de Elaboração do PA 2026 iniciou os trabalhos em 10 de setembro. Na primeira reunião, nesse mesmo dia, foi instalada a comissão. Ainda em 10 de setembro, à tarde, houve encontro com a Direção de Administração e Planejamento (DAP) e a Direção-Geral. No dia 11, ocorreu a segunda reunião da comissão. Já em 12 de setembro, pela manhã, foi realizada reunião com os setores de Ensino, coordenadorias, Pesquisa e Extensão.

Nesta segunda-feira, 15, ocorreram dois encontros: pela manhã, com os setores de Administração e Planejamento (DAP), Orçamento, Infraestrutura, Tecnologia da Informação (DTI) e Licitações; e à tarde, com Gabinete, Comunicação, Biblioteca e Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP).

A participação da comunidade se dará também por meio digital. Entre 17 e 22 de setembro, será disponibilizado formulário online para o levantamento de prioridades. No dia 24, duas plenárias ampliarão o debate: às 14h, no miniauditório, voltada a servidores; e às 18h, no auditório, reunindo servidores e estudantes.

O processo será finalizado em 29 de setembro, com deliberação no Conselho de Campus (Concamp), instância responsável pela aprovação do documento.

Próximas datas

  • 16/09 às 16h – 3ª Reunião da Comissão de Elaboração do PA 2026

  • 17 a 22/09 – Levantamento de prioridades em formulário digital

  • 24/09 às 14h – Plenária no miniauditório (servidores)

  • 24/09 às 18h – Plenária no auditório (servidores e estudantes)

  • 26/09 às 10h – Reunião de fechamento das ações internas pela comissão

  • 29/09 – Deliberação no Concamp (horário a definir)

O campus reforça a importância da participação da comunidade no processo, que contribui para o fortalecimento da instituição pública, gratuita e de qualidade.

Fim do conteúdo