Campus Viamão apresenta sete projetos e é destaque na Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório (MoExP)

Estudantes do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram da 14ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório, onde apresentaram sete projetos acadêmicos. Dois deles foram considerados destaques nesta edição do evento. A MoExP, realizada de 9 a 11 de setembro de 2024, promoveu a interação entre estudantes de diferentes níveis de ensino, oferecendo um espaço para a exposição de projetos.

Projetos apresentados pelos estudantes do Campus Viamão:

Ensino Médio:

1. Campus Viamão: De Portas Abertas à Comunidade
    Autores: Marina Santos de Souza, Ana Carolina Albuquerque de Oliveira, Filipe Régio de Ávila e Giulia Toffoli Rodrigues
  2. Letramento Digital e Inclusão: Um Novo Olhar no Campus Viamão
    Autores: Laura Bernardes da Rosa, Marina Toffoli Santos, Marina Santos de Souza
  3. Iniciação Científica no Ensino Médio: Vivências do Projeto LABIC
    Autores: Sofia Rodrigues dos Santos, Bruno Silva Nogueira, Rafaela da Silva Zilio, Thales Ambrósio de Albuquerque Ferraz e Arthur Magno Belmonte
    Orientadores: Luciane Alves Santini, Andreia Maria Ambrósio Accordi e Iury de Almeida Accordi
  4. Mapeamento de Nascentes do Parque Natural Municipal Saint Hilaire, Viamão, RS
    Autores: Thales Ambrósio de Albuquerque Ferraz, Juliana Pospichil Gass e Laura Oliveira Luz
    Orientadores: Robson Garcia da Silva e Iury de Almeida Accordi
  5. Girl Power STEAM: Um Clube de Ciências para Inspirar Meninas
    Autores: Raíssa Perdomo Lopes dos Santos, Marina Toffoli Santos, Marina Santos de Souza e Laura Bernardes da Rosa Sant’Ana

Ensino Superior:

1. Definição de Atividades On-line de Educação Ambiental Utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
    Autores: Liane Menezes Baum, Filipe Régio de Ávila, Thales Ambrósio de Albuquerque Ferraz e Arthur Magno Belmonte Lisboa
    Orientadores: Iury de Almeida Accordi e Andreia Ambrósio Accordi
  2. Escolha o Apocalipse: Formas Como o Universo, o Planeta Terra, a Humanidade e Nossa Civilização Podem Acabar
    Autor: Lucas Paulo Magalhães Santos
    Orientadores: Iury de Almeida Accordi e Andreia Ambrósio Accordi

No dia 18 de setembro, foram divulgados os trabalhos destaques da Mostra, e os projetos do Campus Viamão que receberam reconhecimento foram:

• “Definição de atividades on-line de educação ambiental utilizando tecnologias digitais da informação e comunicação”, na modalidade Extensão, na área de Meio Ambiente.
  • “Letramento Digital e Inclusão: Um Novo Olhar no Campus Viamão”, na modalidade Ensino, na área de Ciências Humanas.

A MoExP é uma atividade de cunho científico-tecnológico cultural que promove a interlocução entre estudantes a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional. O objetivo geral do evento é contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão e indissociável no âmbito das instituições públicas e privadas de ensino fundamental, médio, superior e de pós-graduação.

Confira a lista completa dos destaques da MoExP aqui.