Atividades Pedagógicas não Presenciais do Campus Viamão começam dia 15 de setembro

O Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começa nesta terça-feira, 15 de setembro de 2020, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas serão ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi que se inscreveram para participar.

As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos). No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.

Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Isso quer dizer que as matrículas seguem vigentes, apenas o calendário está suspenso.

Ambiente de aprendizagem para as APNPs

Para preservar a saúde da comunidade acadêmica, não ocorrerá entrega de materiais físicos, como livros e apostilas nos campi. Será utilizado o Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial do IFRS, para a disponibilização de materiais das APNPs, juntamente com outras ferramentas educacionais digitais, essas de forma complementar (acesse aqui o Manual do Moodle para alunos e confira também o texto “Dicas para estudar de forma não presencial“)

Inclusão e acessibilidade digital

Com o objetivo de possibilitar aos alunos acesso à internet e a equipamentos tecnológicos para acompanhar as APNPs, o IFRS publicou dois editais de auxílio à inclusão digital, um voltado aos estudantes bolsistas (Edital nº 40/2020) e outro para todos os estudantes (Edital nº 42/2020).

Outra preocupação institucional é que as atividades levem em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Por isso, foi emitida uma instrução normativa com regras, orientações e procedimentos operacionais de acessibilidade digital (IN Proen nº 05/2020).

Para esclarecer dúvidas

Confira em nosso site a página que reúne conteúdos das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), a qual pode ser acessada pela página inicial (ifrs.edu.br/viamao) no menu à esquerda, parte superior ou diretamente em: ifrs.edu.br/viamao/atividades-pedagogicas-nao-presenciais. Nesse espaço está disponível o Guia para Estudantes do IFRS sobre as APNPs, elaborado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), e outros materiais produzidos pelo campus com esclarecimentos e orientações.

Se o estudante ou responsável pelo estudante ainda tiver dúvidas, pode entrar em contato com o setor de Ensino: [email protected].

———–

Sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFRS

Devido ao contexto de pandemia de Covid-19, o IFRS suspendeu as atividades presenciais em março de 2020. Como a situação de risco à saúde e contágio do novo coronavírus se manteve por vários meses, a Instituição decidiu pela oferta de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) optativas aos estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação.

A retomada das atividades presenciais depende de um cenário de maior segurança para estudantes e servidores. O IFRS realiza um acompanhamento dos dados sobre a evolução da pandemia de Covid-19 no Estado e das orientações dos órgãos de saúde. Também elaborou um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.

Sobre o regulamento das atividades não presenciais

O regulamento das atividades acadêmicas não presenciais a serem ofertadas durante a pandemia de Covid-19 foi estruturado tendo como base sugestões enviadas pelos campi do IFRS, após consulta às comunidades acadêmicas. A proposta compilada foi analisada pelo Conselho Superior da instituição (confira IFRS vai ofertar atividades pedagógicas não presenciais).