Campus Viamão realiza cerimônia de certificação do curso de Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), através do setor de Extensão e do Programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos), realizou no dia 19 de dezembro, a cerimônia de certificação de 45 alunos, da segunda edição do curso de Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos.

Compuseram a mesa de honra: o diretor de Ensino, Mário Augusto San Segundo, o coordenador de Extensão do campus e do curso, Cláudio Fioreze, o paraninfo, engenheiro agrônomo, Gervásio Paulus, o assistente técnico estadual em Agroecologia e plantas bioativas da EMATER-RS, Gladimir Ramos de Souza e o patrono, que deu nome à II turma de Agroecologia do EcoViamão, o geólogo e professor da UFRGS, Rualdo Menegat. O orador da turma foi o agricultor familiar Leonildo Zang.

Durante a cerimônia, que ocorreu na Obra Social Novo Lar, a concluinte Katia Almeida realizou a leitura de uma Carta Aberta, em nome da turma:

“A educação em Agroecologia tem se mostrado condição primordial para a produção e acesso a alimentos de forma mais justa e saudável. O direito à alimentação de qualidade é uma necessidade e um direito do cidadão. A Agroecologia, enquanto ciência em ação, nos mostra uma nova perspectiva, trazendo a dimensão ecológica para integrar o ser humano com a natureza em uma rede de relações colaborativas, múltiplas e criativas. Viamão, por suas características, pode se tornar no maior pólo de produção de base ecológica do Estado, sinalizando um novo caminho para o desenvolvimento local com inclusão social, cooperação e sustentabilidade de fato”.

O evento contou com a apresentação musical dos alunos dos cursos Técnicos Integrados do Campus Viamão, Clara Cavalcanti e Luiz Colloritti, com uma peça musical, com a aluna Taís Fonseca e o convidado Cândido Castro e com a apresentação de gaita de Julieta Zang. O mestre de cerimônias foi o aluno do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão, Julio Rolhano.

Saiba mais

A segunda edição do curso de Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos ocorreu durante o segundo semestre de 2019, com início no dia 30 de agosto e conclusão no dia 10 de dezembro. Foram 30 encontros presenciais, totalizando 150 horas-aula. Entre os 58 alunos que frequentaram as atividades, estiveram pessoas do campo e da cidade, com as mais diversas formações profissionais e ocupações, gerações e gêneros, interessadas em aprender sobre agriculturas de base ecológica, mais duradouras, mais limpas, livres de manipulações escusas e em todas as suas possibilidades.

Foram promovidos encontros com aulas teóricas dialogadas, oficinas práticas, mutirões e viagens técnicas, com a participação de 32 colaboradores, profissionais das mais diversas entidades (IFRS, EMATER, UFRGS, UFSM, ICMBio, SEMA, MAPA, SEAPDR, ONGs, Movimentos Sociais, OSCIPs, etc.), além de agricultores e agricultoras.

A primeira edição do curso, em 2018, realizou a formação de 32 alunos.