Oportunidades
IFRS seleciona bolsistas para Extensão com atuação remota: prazo vai até 25 de abril
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar da seleção para atuar como bolsistas em programas e projetos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
A carga-horária e os requisitos específicos variam conforme a oportunidade. Para as vagas de 16h, o valor da bolsa é de R$ 700,00 mensais. Já para a de 8h, R$ 350,00 mensais. A previsão da vigência da bolsa é de 16 maio até 30 de novembro de 2025, podendo os prazos serem adiados ou prorrogados por interesse da instituição.
As inscrições podem ser feitas até 25 de abril de 2025, no formulário disponível no Edital Proex 08/2025.
Sobre as vagas
São seis vagas para atuação remota e como requisito é necessário:
– Ter capacidade de comunicação escrita e relacionamento interpessoal;
– Disponibilidade para atuar remota ou presencialmente, conforme a quantidade de horas indicadas na vaga, de segunda a sexta-feira, em horário a definir com o coordenador do programa;
– Disponibilidade de equipamento (computador ou notebook com acesso à internet), com câmera e microfone, para atuação remota no horário combinado;
– Não acumular recebimento de bolsa, segundo a Resolução do Conselho Superior nº 100/2019.
– Projeto de Acompanhamento de Egressos-Alumni: uma vaga, com carga horária de 16 horas semanais. Requisitos específicos: ter vínculo como estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática ou do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Restinga durante toda a vigência da bolsa.
– Programa Institucional NuMem/IFRS: uma vaga, com carga horária de 16 horas semanais. Requisitos específicos: ter vínculo como estudante de curso técnico ou graduação no IFRS durante toda a vigência da bolsa.
– Projeto “O IFRS nas Redes – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades”: uma vaga, com carga horária de 8 horas semanais. Requisitos específicos: ter vínculo como estudante de curso técnico em Design Gráfico, ou Multimídia, ou Processos Fotográficos, ou Produção de Áudio e Vídeo, ou superior em Marketing, ou Produção Multimídia em algum campus do IFRS durante toda a vigência da bolsa.
– Projeto Núcleo de Ações Afirmativas da Reitoria do IFRS: uma vaga, com carga horária de 8 horas semanais. Requisitos específicos: ter vínculo como estudante de curso técnico em Design Gráfico ou Multimídia, ou Processos Fotográficos, ou Produção de Áudio e Vídeo ou Informática, ou superior em Marketing, ou Produção Multimídia em algum campus do IFRS durante toda a vigência da bolsa.
– Programa Society of Women Engineers (SWE): duas vagas com carga horária de 8 horas semanais, cada. Requisitos específicos: ter vínculo como estudante de curso de graduação no IFRS na área de Engenharia durante toda a vigência da bolsa.
A seleção é dividida em duas etapas: Etapa I: Análise Técnica Documental (estabelecidos no item 4.3 e 4.4 do edital); e Etapa II: Entrevista e avaliação prática de conhecimentos.
Informações completas no edital.