[Vídeo] Reflexões e desafios na Educação Infantil: enfrentamentos na construção do projeto político pedagógico

Foi divulgado o 14º vídeo sobre livro publicado pelo curso de especialização em Docência na Educação Básica do IFRS – campus Vacaria. No audiovisual a pós-graduanda Maria Elisabete Fernandes, bem como os professores do IFRS – campus Vacaria, Adair Adams e Ivan Carlos Bagnara , os autores comentam sobre sobre os elementos que influenciam na reformulação do projeto político pedagógico (PPP), por meio de narrativas docentes analisados na perspectiva hermenêutica. Os resultados apresentam alguns problemas consideráveis acerca do movimento de reformulação do PPP, o qual foi desenvolvido, sem a participação democrática dos atores escolares, os quais ” terceirizaram” a realização desta tarefa, demonstrando desta forma, pouca preocupação com o mesmo. Nos percursos de pesquisa, dois aspectos se destacam e podem justificar o fato do enfrentamento ter sido realizado solitariamente: um deles está relacionado com a falta de interesse por parte da comunidade escolar, e o outro, com o superficial conhecimento acerca da temática.
A partir deste trabalho foi elaborado o texto “Reflexões e desafios na Educação Infantil: enfrentamentos na construção do projeto político pedagógico”, um dos capítulos que constitui o livro “Docência na Educação Básica: O protagonismo dos professores”, que reúne os trabalhos dos discentes e docentes do curso de Especialização em Docência na Educação Básica e foi organizada pelos professores Caroline de Morais (IFRS – Vacaria), Ivan Carlos Bagnara (IFRS – Erechim) e Viviane Catarini Paim (IFRS – Vacaria).

Na próxima semana será divulgado novo depoimento com os autores contando suas experiências no ambiente escolar.

Acompanhe as novidades do edital do Processo Seletivo para o ingresso de turmas novas: https://ifrs.edu.br/vacaria/editais/edital-no-15-2020/

* A edição deste material é do estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Multimídia, João Vítor Pichetti.

Conheça mais sobre o curso de Docência na Educação Básica: https://ifrs.edu.br/vacaria/ensino/pos-graduacao/pos-docencia/

Saiba quem são os demais autores do livro:

Estudantes e professores do curso de Docência na Educação Básica do IFRS – campus Vacaria publicam livro