Início do conteúdo

Estudantes e professores do curso de Docência na Educação Básica do IFRS – campus Vacaria publicam livro


O IFRS – campus Vacaria publicou recentemente a obra “Docência na Educação Básica: O protagonismo dos professores”. O livro reúne os trabalhos dos discentes e docentes do curso de Especialização em Docência na Educação Básica e foi organizado pelos professores Caroline de Morais (IFRS – Vacaria), Ivan Carlos Bagnara (IFRS – Erechim) e Viviane Catarini Paim (IFRS – Vacaria). Exemplares da obra estarão disponíveis na biblioteca do campus para consulta da comunidade.

Os autores são: Adair Adams, Adriana Aparecida de Almeida Marcolin, Adriana Ferreira Boeira, Anelise Tochetto de Lemos, Ariane Peronio Maria Fortes, Carine Vieira Bossardi, Caroline de Morais, Cassiane Paganella da Silva, Danúbia Bianchi Menegat, Douglas Almir Tolfo Rossa, Eduarda da Mota Zambonin, Eliz Giane Jacobi, Ingrid Junkes Dal Molin, Ivan Carlos Bagnara, Janara Alves Duarte, Janete Alves Duarte, Joana Valim Becker, Laura Cristina Noal Madalozzo, Letícia de Lemos Perin, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro, Luzia Maciel Rech, Maria Elisabete Fernandes, Maria Joaquina Moreira Paz, Micheli Reis Ferreira, Nair Aparecida Nackes, Shayane Lisboa dos Reis e Viviane Catarini Paim.

 

Sobre a obra

 

O grande desafio do professor é elaborar as aulas com “mão própria”, acrescentando – sempre que possível e couber – sínteses pessoais. Acredita-se que esse viés de atuação desafia o docente a assumir o protagonismo de sua vida profissional e a tornar-se mais reflexivo. O conjunto de ideias apresentadas nesta obra circunscrevem indícios pedagógico-reflexivos, produzidos por docentes, em seus contextos de interlocução. A reelaboração da prática docente manifesta que a tarefa de educar não se constitui em uma casualidade desinteressada, mas em algo que se constrói numa convivialidade respeitosa e, também, por ser esse gesto mais humano em toda diversidade de modos de ser, pensar e agir. Essa é uma das promessas realizadas neste livro, produzido por uma interlocução de saberes entre docentes e discentes do já referido curso, com propostas aplicadas nas instituições de ensino da região.

O IFRS – campus Vacaria agradece ao promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Luis Augusto Gonçalves Costa, por colaborar com indicação financeira para custeio da obra.

 

Capa do livro

Fim do conteúdo