Atividades letivas e administrativas estão retomando a presencialidade no IFRS

O IFRS está retomando presencialmente suas atividades escolares e administrativas, com planejamento, protocolos de prevenção e graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Na quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022, duas portarias que orientam o funcionamento das atividades letivas nos 17 campi e das atividades administrativas em todas as unidades foram publicadas pela Reitoria: Portaria nº 58/2022 (aba “Funcionamento das atividades“) e Portaria nº 59/2022 (aba “Ensino“). Saiba mais abaixo.

Ano letivo 2022

O ano letivo de 2022 será realizado de forma presencial no IFRS, conforme a Lei nº 14.218, de 13 de outubro de 2021; e a Resolução do Conselho Nacional de Educação 02/2021, de 05 de agosto de 2021.

No IFRS – campus Vacaria, o atendimento presencial até o dia 18 de fevereiro obedecerá ao seguinte cronograma: terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 18h. As atividades administrativas devem retomar totalmente a presencialidade a partir de 21 de fevereiro de 2022, conforme a Portaria IFRS nº 58, de 09 de fevereiro de 2022.

A instituição conta com a Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que entre outras atribuições, avalia os indicadores da pandemia na região. No caso de agravamento considerável da situação poderá ser realizado, até 31 de março de 2022, o uso de atividades remotas  de forma parcial e temporária (por curto prazo), desde que recomendado pela Comissão e aprovado pelo Conselho de Campus.

Conforme o calendário letivo de 2022, o campus iniciará as atividades letivas em 07/03 (exceto para a Pós-Graduação em Docência na Educação Básica, que terá início em 04/04).

Grupos de risco

A Portaria IFRS nº 58/2022 também prevê que servidores de grupos de risco para a Covid-19 (com comorbidades, idade igual ou superior a 60 anos e gestantes) poderão apresentar autodeclaração de saúde e permanecer em trabalho remoto (conforme os detalhes do documento).

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica

Como uma das medidas para garantir a segurança da comunidade acadêmica, o IFRS está exigindo o comprovante de vacinação dos servidores e estudantes (leia mais aqui). Outra exigência institucional é a observação das orientações do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 da instituição, que está em constante atualização e deve ser periodicamente consultado.

O Retorno Seguro depende da colaboração de todos. Por isso, o IFRS ressalta a importância de que todos mantenham o esquema de vacinação em dia (com a primeira, a segunda e, se disponível, também a dose de reforço), usem máscara, higienizem as mãos, mantenham o distanciamento e deixem os ambientes sempre ventilados (confira os protocolos de prevenção da Covid-19).

Saiba mais:

Estudantes do campus devem enviar comprovante de vacinação através de formulário on-line

Acesse aqui os documentos orientadores do Retorno Seguro no IFRS.