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Orientações sobre o período de suspensão das aulas no Campus Restinga


O Grupo Diretivo do Campus Restinga reuniu-se no dia 18 de março para definir os encaminhamentos locais diante da crise do novo coronovírus (Covid-19). Foi criado o Comitê Local de Crise, com a finalidade de acompanhar, informar, orientar e divulgar informações referentes à preservação de contágio do coronavírus à Comunidade Acadêmica, em sintonia com o Comitê de Crise do IFRS. Também foi instalado o Comitê Pedagógico, com a finalidade de acompanhar, propor atividades educativas, manter e fortalecer o vínculo institucional com servidores(as) e estudantes.

A prioridade é a proteção da saúde de estudantes, servidores(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as), diante do contexto de expansão da epidemia de coronavírus (Covid-19). Veja as orientações sobre o período de suspensão das atividades:

Quando retornaremos às aulas?
As aulas estão suspensas até o dia 18 de abril. É importante que permaneçam buscando informações por meio do site oficial do IFRS e do nosso campus, bem como sigam acompanhando o email institucional.

Teremos aulas/atividades a distância?
Após muitas discussões e análise das diversas realidades que integram os dezessete campi do IFRS, a instituição deliberou por não substituir as aulas presenciais por a distância, com isso, o calendário acadêmico está suspenso. Um grupo de trabalho será constituído pela Pró-Reitoria de Ensino para o planejamento da recuperação deste período de suspensão, garantindo a melhor forma de reposição das aulas e retomada do calendário acadêmico.

E os auxílios estudantis?
Os(as) beneficiários(as) do auxílio permanência e moradia seguirão recebendo os valores, mesmo com as aulas suspensas.

Solicitações como troca de conta bancária, entrega de documento pendente, nova análise socioeconômica e Auxílio Permanência – Emergencial podem ser feitas por formulários online.

Como ficam as atividades dos(as) bolsistas, monitores(as) e estudantes voluntários(as)?
Nosso campus está fechado, por isso, as atividades presenciais relacionadas a bolsas de ensino, pesquisa e extensão e monitorias estão suspensas. Os valores pagos aos(às) bolsistas e monitores(as) serão pagos de forma integral. Fiquem atentos(as) aos seus emails, pois podem receber demandas para realizar em casa, caso os(as) responsáveis pelos projetos assim planejarem.

E os documentos, relatórios que os(as) bolsistas entregam mensalmente?
Todos os documentos deverão ser enviados aos(às) responsáveis pelos projetos ou monitorias via e-mail. Caso você seja bolsista ou monitor(a) novo(a), aguarde orientações.

Você está fazendo estágio curricular obrigatório, como proceder?
Institucionalmente, a orientação é de que os estágios curriculares obrigatórios sejam suspensos, mas sabemos que há outras implicações, especialmente relacionadas a questões financeiras. Por isso, orientamos que dialoguem com as empresas para possam realizar tarefas do estágio em casa. Informações e dúvidas pelo e-mail: estagios@restinga.ifrs.edu.br

E se o estágio não for obrigatório?
Os(as) estudantes deverão verificar com as empresas concedentes os encaminhamentos com relação às atividades presenciais. Estamos à disposição para dialogar com as empresas, caso seja necessário, se tiverem dificuldades de estabelecerem acordos para que realizem as tarefas em casa.  Informações e dúvidas pelo e-mail: estagios@restinga.ifrs.edu.br

Quanto aos livros da biblioteca, seguirão sendo renovados?
Os livros estão automaticamente renovados até o dia 20 de abril. Os que já estavam atrasados continuam, mas esse período vai ser descontado, sem prejuízo aos(às) estudantes.

Como solicitar documentos relacionados à vida estudantil, como por exemplo, atestado de matrícula, histórico escolar?
Os documentos podem ser solicitados por meio de formulário. Cada pedido será avaliado e será estudada a forma adequada de emitir e entregar o documentos, sem colocar em risco a saúde de estudantes e servidores envolvidos.

Documentos acadêmicos como históricos e atestados de matrícula estão disponíveis nos sistemas acadêmicos do IFRS (SIGAA e SIA). Como no SIA não há autenticação digital, orientamos que apresentem a portaria de suspensão das atividades do IFRS como justificativa para ausência de assinatura e carimbo da instituição.

Havendo dúvidas, quem contatar? 

Grupo Diretivo – grupodiretivo@restinga.ifrs.edu.br

Direção Geral – direcao.geral@restinga.ifrs.edu.br

Ensino – ensino@restinga.ifrs.edu.br

Pesquisa – pesquisa@restinga.ifrs.edu.br

Extensão – extensao@restinga.ifrs.edu.br

Comitê de Crise do IFRS – comite.covid19@ifrs.edu.br

Saiba mais:

Os materiais referentes à atuação do IFRS durante o período de pandemia pelo novo coronavírus estão publicados em uma página específica no site do IFRS: https://ifrs.edu.br/coronavirus.

Documentos institucionais relacionados à prevenção do novo coronavírus

> Campus Restinga

Portaria 049/2020 – Atualizar composição do Comitê Local de Crise.

Portaria 048/2020 – Designar o Comitê Local de Crise.

Portaria 047/2020 – Designar o Comitê Pedagógico.

Portaria 046/2020 – Determinar o funcionamento das atividades do Campus Restinga no período da Crise do Covid 19.

> IFRS

Ofício Circular nº 03/2020 – PROEN – Comunidade Acadêmica do IFRS – Organização do calendário letivo no contexto das medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus – COVID-19

Nota técnica nº 01, de 18 de março de 2020 – PROAD –  Recomendações COVID-19 – Contratos de prestação de serviços terceirizados

Ofício Circular nº 001/2020 – PROEX/PROPPI/PROEN – Orienta sobre a suspensão de atividades presenciais de programas, projetos, cursos e/ou eventos  no IFRS

Portaria nº 288, de 19 de março de 2020 – Suspende as atividades letivas no IFRS até 18 de abril de 2020

Nota Pública do Colégio de Dirigentes do IFRS, de 17 de março de 2020

Portaria n° 281, de 13 de março de 2020 – Trata da suspensão temporária das atividades no IFRS de 16 a 21 de março de 2020

Portaria nº 279, de 13 de março de 2020 – Suspende a emissão de passagens aéreas no âmbito do IFRS por 30 dias

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