Conselho Superior avança na discussão sobre a oferta de atividades pedagógicas não presenciais no IFRS

Imagem com fundo branco e Cinza, com a escrita "CONSUP" ao centro e tarja azul.

Foi realizada nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, por webconferência, a quinta reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) da instituição deste ano. Os conselheiros avaliaram parte do regulamento das atividades acadêmicas não presenciais e avançaram nas votações relativas aos artigos do documento. O mérito, ou seja, a pertinência do assunto principal, já foi analisado e aprovado, indicando que as atividades pedagógicas não presenciais deverão ocorrer no IFRS.

No entanto, o encontro atingiu o tempo máximo de cinco horas de duração (das 9h às 14h) e várias contribuições de conselheiros não foram votadas. Dessa forma, as votações sobre o tema seguirão em reunião a ser realizada na próxima semana, quando serão analisados pontos divergentes apresentados pelos conselheiros na proposta original do regulamento – os chamados destaques. As reuniões são transmitidas ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube.

O regulamento de atividades acadêmicas não presenciais a serem ofertadas durante a pandemia de Covid-19 foi estruturado tendo como base sugestões enviadas pelos campi do IFRS, após consulta às comunidades acadêmicas. Ficou a cargo do Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico a compilação da proposta que está em análise no Consup.

Confira aqui os documentos analisados na reunião do Consup

Sobre o Consup

O Conselho Superior (Consup) do IFRS é composto por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos técnicos-administrativos da Reitoria, também eleito por seus pares; um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck (confira aqui a nominata atual).

O Consup é o órgão máximo da instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais.