Início do conteúdo

Vivências e pensamentos sobre o contexto de pandemia estão no livro digital Reflete IFRS


arte divulgação livro Reflete IFRS

Compartilhando desafios, descobertas e pensamentos a respeito do período de pandemia de Covid-19, com o consequente distanciamento social, o livro digital “1º Reflete IFRS – Textos selecionados” foi divulgado neste dia 21 de outubro de 2020. A publicação faz parte dos esforços do IFRS para contribuir com a sociedade em um momento desafiador como o atual. Promove identificação, apresenta diferentes visões e realidades, ajuda a interpretar e a buscar alternativas neste contexto de pandemia.

O livro está disponível no site do IFRS para consulta ou download gratuitamente. Entre os dez textos selecionados no concurso, um é do Campus Osório, escrito pela docente Catia Eli Gemelli durante seu doutorado em Portugal, no formato diário de quarentena. No período, ela também teve um capítulo sobre o tema publicado no livro “Janelas da Pandemia” que, segundo a professora, tem o propósito de ser a manifestação do vigor de intelectuais, brasileiros e estrangeiro, de reagirem à pandemia da COVID-19.

No Reflete IFRS foram submetidos 94 textos na seleção, organizada pelo Setor de Publicações Científicas da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pela Direção de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Ensino, com apoio do Departamento de Comunicação do IFRS.

No prefácio da obra de mais de 50 páginas, o reitor Júlio Xandro Heck explica que a intenção é dar fala à comunidade do Instituto no contexto de quarentena. “Precisávamos dar vazão aos sentimentos, aos anseios e às muitas histórias que os nossos servidores e estudantes tinham para contar sobre o momento que vivemos”, observa.

Confira os textos que integram o livro digital e não deixe de ler a edição completa:

“Desse Lado da Janela”, de Ana Laura Mancalossi (estudante do Campus Caxias do Sul)
“O vazio, o silêncio e a primavera pela janela – diário de quarentena lisboeta”, de Catia Eli Gemelli (docente do Campus Osório)
“Os espalhadores da peste”, de Éderson de Oliveira Cabral (docente do Campus Restinga – POA)
“Isolamento social, autoreorganização e estilos sociais de cada um em tempos de pandemia COVID-19”, de Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho (docente do Campus Rio Grande)
“DesDiário de quarentena”, de Isadora Finoketti Malicheski (docente do Campus Bento Gonçalves)
“Um bife a menos”, de Josmael Corso (docente do Campus Rolante)
“Entre estudos, pesquisas, escritos, costuras e reflexões”, de Letícia Maria Mossmann (estudante do Campus Feliz)
“O necessário reinventar-se. E agora?”, de Louise Dall’Agnol de Armas (técnica administrativa do Campus Farroupilha)
“Descobertas da quarentena”, de Priscila Silva Esteves (docente do Campus Viamão)
“Semana do Livro – um evento cultural de incentivo à leitura em tempos de quarentena”, de  Robert Reiziger de Melo Rodrigues (estudante do Campus Bento Gonçalves)

Fim do conteúdo