Tem início o curso Operador de Computador para estudantes EJA da Escola Ciep

Com uma aula inaugural, foram recepcionados na noite de quarta-feira, 16 de março de 2022, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola de Ensino Fundamental Milton Pacheco (Ciep) que participam do curso Operador de Computador, ofertado em parceria pelo Campus Osório. Ao longo de 8 meses, os integrantes serão preparados para ocuparem vagas de trabalho que exijam conhecimentos básicos de informática.

O primeiro encontro foi marcado pela apresentação da direção do Campus Osório e da equipe responsável pelo curso, formada pelos servidores Marcelo Paravisi, na coordenação; Bruno Fernandes e Lucas Pires, como professores; e Maria Cristina Schefer, pedagoga. Na oportunidade, os estudantes receberam orientações gerais sobre o curso e também um kit do campus, composto por pasta, estojo, caneta, lápis, borracha, marca-texto, agenda, pen-drive e camiseta.

Este é o quarto curso de qualificação profissional realizado pelo Campus Osório com estudantes concluintes da EJA. No ano de 2016, a oportunidade de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) foi oferecida para estudantes da Escola Major João Antônio Marques, de Xangri-lá, nos cursos Masseiro e Operador de Computador. O mesmo município também teve em 2017 os cursos Masseiro e Promotor de Vendas. Em 2018, foi contemplada a Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, vizinha ao campus, com o curso de Masseiro.

O coordenador Marcelo Paravisi reforça que ainda há vagas disponíveis para ingressar no curso: “Os interessados devem fazer inscrições na secretaria do Ciep, pois precisam estar matriculados regularmente na EJA”. O prazo encerra na terça-feira, 29 de março.

Sobre o curso

Oferecido pelo Campus Osório numa parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco (Ciep), o curso Operador de Computador é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da modalidade de educação de jovens e adultos (EJA).

Além de oportunizar qualificação profissional atrelada ao eixo tecnológico Informação e Comunicação, o curso visa priorizar o exercício pleno da cidadania através da retomada e/ou continuidade dos estudos e capacitação para o mundo do trabalho. As aulas ocorrem no campus nas quartas-feiras à noite.

Oferece uma formação de nível básico na área de Informática, visando atender à demanda por profissionais que saibam utilizar aplicativos de edição de texto e planilhas eletrônicas, operar sistemas operacionais baseados no Microsoft Windows e Linux, navegar na internet, enviar e receber e-mails, realizar download e upload de arquivos, gerenciar arquivos no computador, imprimir e digitalizar arquivos, além de ter noções básicas de programas antivírus.

> Saiba mais na aba Cursos

> Leia também Campus Osório oferece curso Operador de Computador para estudantes da EJA da Escola Ciep