Publicadas as listas de classificados do PS 2022/1 e a primeira chamada para matrículas

Publicada a 1ª chamada do Processo Seletivo 2022

Foram divulgadas nesta terça-feira, 11 de janeiro, as listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2022 do IFRS. Elas podem ser conferidas no site ingresso.ifrs.edu.br, clicando em “Prova própria” ou “Sorteio” na capa do site.

Estão destacados os que foram classificados em primeira chamada – que são os primeiros colocados e já devem estar atentos aos próximos passos para encaminhar a documentação pelo sistema Pré-matrícula (confira as informações no edital do seu curso, no site de ingresso). O envio da documentação da primeira chamada de classificados ocorrerá via sistema eletrônico no período de 27 a 31 de janeiro.

> Acesse aqui as publicações referentes ao Campus Osório

No entanto, estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos para realmente efetivar a matrícula.

FIQUE ATENTO ENTÃO:

▶️ Nesta terça-feira, dia 11, foi divulgada também a lista com os nomes dos candidatos da seleção por sorteio e por prova aprovados em primeira chamada que necessitam encaminhar a documentação para análise de reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo no período de 27 a 31 de janeiro. Confira no edital do curso a documentação necessária (o edital está publicado no site de ingresso). O envio dos documentos ocorrerá via sistema eletrônico (aguarde mais informações a serem divulgadas no site de ingresso).

▶️ Também está divulgada a lista dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas das modalidades de seleção sorteio e prova aprovados em primeira chamada.

No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além de enviar a documentação pelo sistema Pré-matrícula, deverão participar da verificação étnico-racial no período de 01 a 04 de fevereiro. Neste ano, a verificação ocorrerá de forma presencial. A data, o horário e o local da conferência estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br.

Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam acessar o sistema Pré-matrícula, que pode ser acessado pelo endereço: http://ingresso.ifrs.edu.br/prematricula/ e preencher o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena e anexar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

Dicas importantes:

📝 Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária com antecedência. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais (no entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula). Lembre-se que este material encontra-se no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais.

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

📝 Está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br os Manuais de Matrícula com informações importantes e passo-a-passo para os candidatos. Acesse o Manual referente ao seu tipo/modalidade de inscrição.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste PS que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

Comprovante de vacinação

Os candidatos ao Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula dos classificados. Os editais foram retificados no dia 27 de dezembro de 2021 para incluir a exigência. E o candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada.

Próximas chamadas do PS

Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar novas chamadas de candidatos. Lembrando que a ordem de classificação dos candidatos é a publicada nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2022 e as listas de chamadas seguirão essa ordem.

A segunda chamada, se ocorrer, está prevista para o dia 18 de fevereiro. Por isso, os candidatos precisam acessar com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.

ENEM

Se você se inscreveu pelo Enem, deverá aguardar até o dia 18 de fevereiro de 2022, quando está prevista a publicação dos aprovados nesta modalidade (saiba mais).

📌 Para saber mais sobre o Processo Seletivo 2022/01 do IFRS e acompanhar as novidades, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.