Projetos são destaque nas mostra dos campi Porto Alegre e Bento Gonçalves

Projetos foram apresentados e premiados nas mostras de outros campi

Trabalhos desenvolvidos por estudantes do Campus Osório foram apresentados nas mostras científicas dos campi Porto Alegre e Bento Gonçalves. Sete projetos foram premiados nos dois eventos, de um total de 21 participações. Confira:

22ª MostraPoA – Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre

Realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2022, contou com 96 trabalhos homologados para apresentação, em forma de relatos de pesquisa, ensino e extensão, e indissociáveis (que englobam as três dimensões). Foram 63 trabalhos na modalidade Oral e 33 na modalidade Pôster, desenvolvidos por estudantes de instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

Os projetos do Campus Osório premiados foram:

Modalidade Apresentação de Pôster – Área Linguística, Letras e Artes – Nível Técnico: “Oficinas de flauta doce: construindo habilidades psico-sensório-motoras e sociais significativas”, de autoria da estudante Manuela Krauss, orientado por Agnes Schmelling.

Modalidade Apresentação Oral – Área Ciências Humanas – Nível Técnico: “Iniciativas do Núcleo de memória do IFRS na preservação da história e memória da instituição”, de autoria da estudante Hayra Kohler Schleicher (bolsista na reitoria), sob orientação de Marcelo Vianna.

Também participaram do evento os seguintes trabalhos:

“Programa de Música campus Osório”, de Laura Miranda; e “Sociedade em movimento”, de Danieli Borges, orientados por Agnes Schmelling.

“A perspectiva do Núcleo de Memória do IFRS Campus Osório sobre histórias e experiências de uma comunidade escolar, de Amanda Silveira Rhoden e orientado por Marcelo Vianna.

“STEM Geek 7th: oficinas mão na massa para estudantes da Educação Básica”, de Rhaiany Isidoro de Oliveira, orientado por Flávia Twardowski.

“A perspectiva do Núcleo de Memória do IFRS Campus Osório sobre histórias e experiências de uma comunidade escolar”, de Amanda Silveira Rhoden, orientado por Marcelo Vianna.

“WindMaker.Edu: As possibilidades da realidades aumentada e virtual na educação”, de Caio Souza Quadros Pereira, orientado por Terrimar Pasqualetto.

“Desenvolvimento de um aplicativo para ensinar conceitos de programação através de fluxogramas de forma divertida”, de Lucas Pinheiro Alves, orientado por Aline De Bona.

“A utilidade da educação física no Instituto Federal Rio Grande do Sul: subsídios para pensar a lógica utilitarista a partir dos saberes dos povos originários latino-americanos”, de Maria Eduarda Barcella de Menezes, de Marlon da Silva.

“Laboratório de práticas corporais: inclusão escolar a partir da ampliação do “se-movimentar” humano no Campus Osório”, de Lívia Ramos Xavier, orientado por Marlon da Silva.

“WindMaker.Edu: promovendo iniciativas educacionais e inovações didáticas através da cultura maker“, de Tainara Lima da Silva, orientado por Terrimar Pasqualetto.

“A consciência política dos jovens do IFRS – Campus Osório”, de Carolina Pereira Simoni, orientado por Alexandre Lobo de Sousa.

“Padrão de Beleza, Adolescentes e Emoções”, de Samara Barcelos da Silva Rosa, orientado por Simone Cazzarotto e Lisiane Zanella.

> A lista completa dos destaques podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, na página do evento.

Mostra Técnico-Científica – MTC 2022 – Campus Bento Gonçalves

O evento, realizado de 3 a 5 de novembro de 2022 contou com a apresentação de 133 trabalhos de estudantes de instituições de ensino públicas e privadas.  Foram 101 comunicações na modalidade banner e 32 estandes, promovendo divulgação e discussão de projetos de ensino, pesquisa e inovação, extensão e/ou indissociáveis.

Os projetos do Campus Osório destaque foram:

Extensão – Área Ciências Exatas e da Terra – “WikiEscolas: Conectando escolas públicas brasileiras”. Autores: Inaê de Borba Rosa, Bruna Flor da Rosa e Bruno Chagas Alves Fernandes.

Extensão – Área Ciências Humanas – “Perspectivas das memórias institucionais: as iniciativas do Núcleo de Memória do IFRS”. Autores: Hayra Kohler Schleicher, Marcelo Vianna e Caroline Cataneo.

Pesquisa – Área Ciências Humanas – “Explorando informativos em Educação Profissional e Tecnológica – uma análise dos primeiros anos do IFRS”. Autores: Reni Rogete Rosa Ferreira Júnior e Marcelo Vianna.

Pesquisa – Área Ciências Humanas – “Jogos em tempos de pioneirismo: perfis de programadores nos primeiros anos da revista Micro Sistemas”. Autores: Amábile Thereza Quadros da Rosa, Marcelo Vianna, Antony Gabriel da Silva dos Santos e Gabriel Dornelles Machado.

Pesquisa – Área Ciências Humanas – “O Gênero Feminino no campo da Saúde: uma análise nos acervos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul”. Autores: Maria Virginia Souza Guimarães, Marcelo Vianna e Angela Beatriz Pomatti.

No evento, também foram apresentados os trabalhos:

“WindMaker.Prof: uma investigação sobre o papel do professor em espaços makers“, de Amanda Rost, Bruna Flor e Bruno Chagas.

“A influência das fake news na consciência política dos jovens do IFRS – Campus Osório”, de Clara Furmann Fogaça e Alexandre Lobo de Sousa.

“Registros da memória institucional: experiências do Núcleo de Memória do campus Osório”, de Amanda Silveira Rhoden e Marcelo Vianna.

> Acesse a lista completa com os trabalhos avaliados com destaque.