Início do conteúdo

Projeto do IFRS é finalista na etapa nacional do prêmio Jovem da Água de Estocolmo


Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório é finalista da etapa nacional do prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Desta vez, o IFRS concorre com o projeto “Biogrape: Inovação para o Tratamento de Efluentes Têxteis a partir de Celulose Bacteriana do Vinho”, da estudante Amanda Ribeiro Machado. Em 2022, o trabalho das estudantes Laura Drebes e Camily Pereira, “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais” conquistou a etapa nacional e a internacional. Ambos os projetos tiveram a orientação da professora Flávia Twardowski.

A pesquisa finalista deste ano teve como objetivo desenvolver um material alternativo e sustentável que fosse capaz de remover os corantes utilizados pelas indústrias têxteis da água. Esse material, a celulose bacteriana, foi desenvolvido através de processo fermentativo com os resíduos da produção de vinho. Assim, o projeto desenvolveu uma alternativa capaz de tratar os efluentes têxteis utilizando a celulose bacteriana do vinho, de maneira sustentável e ecológica. Dessa forma foi possível dar um fim nobre à quantidade de resíduos gerados após a produção de vinhos e fornecer uma alternativa ao tratamento aos efluentes gerados pelas indústrias têxteis.

Veja também

Destaque mundial: Projeto de absorventes sustentáveis de estudantes do IFRS conquista Prêmio de Excelência na Suécia
Projeto de absorventes sustentáveis é selecionado para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

O prêmio Jovem da Água de Estocolmo

O prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) – Instituto internacional das águas de Estocolmo desde 1997, na qual podem participar projetos relacionados à água, meio ambiente, sustentabilidade e/ou saneamento com significância ambiental, científica, social ou tecnológica.

É desenvolvido em duas etapas: a nacional, realizada simultaneamente em mais de 40 países; e a internacional, que ocorre em Estocolmo (Suécia), na qual participam os vencedores das etapas nacionais. O resultado deve ser divulgado no dia 22 de maio de 2023. A etapa internacional está prevista para ocorrer entre agosto e setembro de 2023.

Fim do conteúdo