Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico é entregue a estudantes e professora do IFRS – Campus Osório

As premiações conquistadas por projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório na segunda edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec) foram entregues nesta quinta-feira, 18 de maio de 2023. O idealizador do Piec, Gabriel Estevam Domingos, esteve no campus para a entrega de troféus, cheques simbólicos e da revista com a divulgação dos trabalhos.

A pesquisa “Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva”, da aluna Amanda Ribeiro Machado, venceu as categorias Futuro Brilhante e Consciência Circular e ficou em segundo na categoria Nova realidade. Amanda criou um plástico biodegradável a partir de resíduos da produção do suco de uva e do processamento de vinho. Esse material apresentou ainda potencial para a geração de energia e água, por meio de reações químicas.

O projeto “Fidere: App mobile voltado à economia circular de brechós brasileiros”, de Victórya Leal Altmayer Silva, venceu a categoria Nova Realidade e ficou em segundo nas categorias Consciência Circular e Futuro Brilhante. Victórya desenvolveu um aplicativo de celular que funciona como loja virtual e busca alavancar a economia circular de brechós e associações femininas do Litoral Norte gaúcho.

A professora orientadora das pesquisas, Flávia Twardowski, recebeu o prêmio “Educadora Inspiradora do ano”. Na primeira edição do Piec, em 2021, um projeto orientado por Flávia também recebeu premiação. Foi a pesquisa “BioStretch: Desenvolvimento de plástico biodegradável utilizando resíduos industriais”, desenvolvida pela estudante Laura Nedel Drebes, que venceu na categoria Consciência Circular.

Sobre o prêmio

O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec) visa reconhecer e premiar os melhores projetos em relação à aplicação de conceitos e do método científico. Idealizado pelo engenheiro ambiental, cientista e empreendedor Gabriel Estevam Domingos, tem caráter ambiental. Nesta segunda edição, 165 projetos desenvolvidos por estudantes de ensino fundamental, médio e técnico foram inscritos. O homenageado do ano foi o professor Theo van der Loo, empreendedor na ciência medicinal de ponta.