Nota oficial sobre os estragos do ciclone extratropical

“A comunidade do IFRS – Campus Osório lamenta profundamente o ocorrido nestas quinta e sexta-feira, 15 e 16 de junho de 2023, nos municípios do Litoral Norte gaúcho, quando o ciclone extratropical deixou inúmeros danos materiais e humanos. Estamos cientes que essa tragédia atingiu a família da nossa querida professora Agnes Schmeling, cuja residência se localiza em área de altitude elevada em Maquiné, a qual foi atingida por deslizamentos. A docente ainda não foi localizada e acompanhamos com atenção, apreensão e esperanças o trabalho incansável da Defesa Civil, que atua na busca por sobreviventes e no amparo às vítimas.

Neste momento difícil, expressamos nossa solidariedade e apoio aos familiares e a todos os envolvidos. Reconhecemos a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da Defesa Civil de outros órgãos envolvidos nas buscas e nos solidarizamos com seus esforços.

O IFRS – Campus Osório está mobilizado para prestar o apoio necessário à família neste momento de angústia. Servidores e estudantes estão unidos em orações e pensamentos positivos, na expectativa de que a força da solidariedade possa trazer algum conforto.

Ressaltamos a importância de que todos se mobilizem em prol daqueles que estão enfrentando essa tragédia, oferecendo suporte emocional, auxílio material e colaboração nas ações de auxílio e reconstrução. Convidamos nossa comunidade acadêmica a contribuir de qualquer forma possível. Informamos que roupas, colchões, roupas de cama, alimentos, materiais de higiene pessoal e água potável são recebidos na Vila Olímpica, na secretaria de Assistência Social e Habitação de Osório e na Unicnec. A Prefeitura de Osório destinará as doações à população de Osório, Maquiné e Caraá.

Neste momento de tristeza, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da vida, a empatia e o apoio mútuo. Juntos, vamos superar essa adversidade e fortalecer os laços que nos unem como uma comunidade.

Que a força e a resiliência estejam presentes.

Atenciosamente,

Direção Geral do IFRS – Campus Osório”