Mensagem de final de ano à comunidade do IFRS

Mensagem IFRS Final de Ano

Queridos estudantes, servidores, comunidade acadêmica do IFRS, eu me dirijo a vocês para uma saudação especial de final de ano

Gostaria, antes, de fazer uma breve retrospectiva do que vivemos no período recente. Foram dois anos de pandemia muito difíceis, em que fomos obrigados a nos reinventar enquanto indivíduos e enquanto instituição.

Em março de 2020, suspendemos as atividades presenciais. Era uma fase inicial da pandemia, ninguém sabia por quanto tempo seriam necessárias medidas preventivas como o distanciamento social. Mas tomamos essa atitude buscando proteger a saúde e a vida de cada um, de cada uma. E imediatamente nos somamos aos esforços para o enfrentamento do novo coronavírus, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com esse enfoque.

Quando percebemos que esse período se prolongaria, implementamos as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), buscando manter o vínculo com nossos estudantes e os processos de ensino e aprendizagem. Nossas ações guiaram-se pelo lema “nenhum estudante para trás”. Emprestamos tablets, fornecemos pacotes de dados para acesso à internet, promovemos apoio psicossocialbusca ativa de estudantes que se distanciaram e entrega de alimentação.

A experiência com as APNPs foi fundamental para a adaptação da instituição e representou uma fase de transição para a posterior retomada do calendário acadêmico no formato remoto. Assim, apesar das adversidades, nossos estudantes seguiram seu percurso formativo.

Quero destacar e agradecer o empenho dos nossos servidores. De todos os técnicos que contribuíram para as ações de permanência e êxito dos estudantes e para a manutenção das atividades administrativas. De todos os docentes que, num trabalho comprometido, se apropriaram de novas metodologias e estratégias pedagógicas para o ensino remoto. E faço um agradecimento também ao dedicado trabalho do Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 e dos Comitês e Comissões formados nos campi para coordenar ações de prevenção da pandemia no IFRS.

É verdade que o “novo normal” foi marcado por momentos de apreensão, dúvidas e medos. Sentimos a dor do adoecimento e da perda de pessoas queridas. Com profundo pesar, manifestamos solidariedade às famílias das mais de 600 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.

Mas esse também foi um período de superação e descobertas. Percebemos o quanto é importante o convívio social, estar próximo dos que amamos. Mais ainda, tivemos clareza do quanto a ciência é importante para a humanidade. Graças à ciência estamos combatendo a Covid-19 e temos vacinas que hoje salvam vidas.

Neste momento, reforço o pedido para que cada um realize a vacinação, para a proteção individual e coletiva e para o controle da pandemia. Vacinados, teremos em breve aquilo que há tanto desejamos: o retorno pleno às atividades presenciais.

Gradativamente, e seguindo as medidas preventivas, estamos voltando ao convívio nos nossos campi. É indescritível a alegria de encontrar cada colega e cada estudante nesta retomada presencial.

Que neste final de ano todos mantenham os cuidados necessários, para que em 2022 estejamos todos juntos novamente, reunidos e vivendo tudo de melhor que o “mundo IFRS” tem a oferecer.

Um ótimo Natal e uma ótima passagem de ano. Grande abraço a todos. Fiquem bem.

Dezembro de 2021

Júlio Xandro Heck