Início do conteúdo

Inscrições abertas para seleção de bolsistas no programa Incubadora de Empreendimentos Solidários


Até 12 de junho de 2020, estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes que queiram atuar como bolsistas para o ‘Programa Agricultura Familiar – Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público – IFRS Campus Osório’. Por meio do Edital N° 04/2020 são ofertadas 14 bolsas, com vigência de seis meses (de 01 de julho a 29 de dezembro de 2020), que contemplam diferentes níveis de ensino.

As bolsas, com carga horária de 16h semanais e no valor de R$ 400,00 mensais, são distribuídas em seis temáticas: Assessoria em Processos Gerenciais a Empreendimentos Incubados (4 vagas); Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Empreendimentos Incubados (4 vagas); Assessoria na elaboração, diagramação e revisão de material formativo (2 vagas); Assessoria na elaboração de diagnóstico acerca das atividades das cooperativas no Litoral Norte do RS (2 vagas); e Assessoria em Processos de Planejamento e Desenvolvimento de Marketing Digital (2 vagas).

Os interessados devem preencher o formulário online, anexando os documentos listados no item 6.1 do edital. A seleção será realizada por análise documental e entrevistas virtuais, de acordo com o cronograma definido no documento. Os horários serão divulgados no site do Campus Osório na aba Editais.

 

Sobre o programa ‘Incubadora de Redes’

A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público do Campus Osório foi fundada em 2017 e se constitui como um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho.

O programa objetiva incubar empreendimentos solidários, selecionadas via edital, e projetos de instituições governamentais e não governamentais buscando ampliação dos serviços produtivos, melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores, inserção nos espaços de governança e coordenação existentes, bem como aprimoramento dos serviços públicos à população, por meio da geração de tecnologias sociais adequadas e ações cooperadas e em rede.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo está as ações implementadas com a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) e com a Central de Coleta e Beneficiamento (Cecobe Cooperativa), de Torres. Em 2018, foi desenvolvida a primeira fase de um sistema que permite aos consumidores dos produtos da cooperativa incubada identificar, pelo celular, a origem do alimentos que estão a sua mesa.

> Saiba mais no site www.incubadora.osorio.ifrs.edu.br

Fim do conteúdo