Inscrições abertas para os módulos II e III do curso ‘Matemática em Diferentes Contextos’

Estão lançados os módulos II e III do curso online de curta duração Matemática em Diferentes Contextos, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) através da plataforma Moodle. Coordenado pela professora de Matemática do Campus Osório Aline Silva de Bona, que participou também da elaboração de todos os módulos, o curso está com inscrições abertas até o dia 31 de dezembro de 2020.

Dividido em três módulos e sem tutoria, o curso tem como públicos-alvo professores de ciências da terra e estudantes de nível médio e superior. Surgiu do interesse de proporcionar atividades virtuais às pessoas que estão em isolamento social pela pandemia do coronavírus. Após a conclusão de cada módulo é gerada a certificação automaticamente.

No módulo II, fizeram parte da organização: Guaraci Vargas Greff, professor do Instituto Estadual Riachuelo, de Capão da Canoa; Adelir Analice Greff, professora da Uniasselvi, de Capão da Canoa; Luana Delgado Lopes, Bibliotecária do IFRS – Campus Osório, Everton Ricardo Bootz, professor da Unicnec, de Osório, Marcelo Barbosa Magalhães, profissional autônomo tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e Claudia Cordeiro Pelissoli, tecnóloga em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Osório.

Já a parte III foi elaborada em uma parceria com o Campus Viamão do IFRS, através do professor do Nilo Barcelos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Osório, 11ª Coordenadoria Regional da Educação e o Centro Universitário Cenecista de Osório – CNEC. Compuseram a equipe: Eduardo Rangel Ingrassia, professor da Universidade La Salle; Marcelo Barbosa Magalhães, profissional autônomo tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e Claudia Cordeiro Pelissoli, tecnóloga em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Osório.

A equipe envolvida na elaboração do primeiro módulo conta com professores do IFRS, dos campi Osório e Porto Alegre, e também da UFRGS e UFSM, bem como de estudantes das referidas instituições. Ver a matéria.

Sobre os cursos EaD do IFRS

Mais de 100 cursos online de curta duração são oferecidos na plataforma do IFRS neste primeiro semestre de 2020. As aulas são abertas a todos e ocorrem em ambiente virtual e gratuito. Não há classes presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso na hora que quiser. Ao término, recebem certificado. Os cursos de extensão EaD do IFRS são de responsabilidade da Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD).