Inscrições abertas para curso EaD do IFRS produzido pelo Campus Osório

A lista com mais de cem cursos online de curta duração oferecidos pelo IFRS na plataforma Moodle conta com mais uma opção de título: ‘Matemática em Diferentes Contextos‘. Coordenado pela professora de Matemática do Campus Osório Aline Bona, o curso está com inscrições abertas. O primeiro módulo, com 40h de duração, gera certificação automaticamente após a conclusão.

“Como a matemática está presente na nossa vida de várias formas, o curso desafia a pensar a matemática por diversos ângulos, ampliando o raciocínio e pensamento lógico” – explica a professora Aline Bona. Dividido em quatro módulos e sem tutoria, o curso tem como públicos-alvo professores de ciências da terra e estudantes de nível médio e superior. Surgiu do interesse de proporcionar atividades virtuais às pessoas que estão em isolamento social pela pandemia do Coronavírus.

“É voltado aos professores da escola básica que pretendem aprimorar suas metodologias em sala de aula, revisar conceitos e propor atividades integradas com seus colegas, bem como para estudantes que buscam se preparar para o vestibular e Enem, validar horas complementares em seus cursos ou somente revisar os conteúdos” – reforça a coordenadora da atividade.

A equipe envolvida na elaboração conta com professores do IFRS, dos campi Osório e Porto Alegre, e também da UFRGS e UFSM, bem como de estudantes das referidas instituições. “Foi construído com muitas mãos, distanciadas pela pandemia, mas unidas pelo propósito de criar um curso de extensão a distância englobando várias áreas do conhecimento” – destaca Claudia Pelissoli, tecnóloga em Processos Gerencias do Campus Osório que atua na gestão administrativa da atividade.

Mais de 100 cursos online de curta duração são oferecidos na plataforma do IFRS neste primeiro semestre de 2020. As aulas são abertas a todos e ocorrem em ambiente virtual e gratuito. Não há classes presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso a hora que quiser. Ao término, recebe-se certificado. Os cursos de extensão EaD do IFRS são de responsabilidade da Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD).

Sobre a produção do curso ‘Matemática em Diferentes Contextos’

Em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, surgiu a proposta de realização de uma formação continuada de professores de Matemática e da área das ciências do Litoral Norte por meio da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre) e também da Secretaria Municipal de educação de Osório.
Em paralelo, também havia solicitações dos estudantes do ensino médio do Campus Osório e de outras escolas da região que já foram cursistas de extensão do campus  para ser oportunizado momentos ‘integrados’ de estudo de Matemática.

Coordenado pela professora de matemática do Campus Osório, Aline Bona, o curso contou com a colaboração dos seguintes profissionais na produção de conteúdos para os módulos: professora de Informática Anelise Lemke Kologeski e estudantes Bruno Ferreira da Luz e Jenifer Cassandra Oliveira, do curso de Licenciatura em Matemática, e Ana Porto, da pós-graduação em Educação Básica e Profissional (IFRS – Campus Osório); professores Luiz Felipe Velho, de Geoprocessamento, e Sabrina Letícia Couto da Silva, de Estatística (IFRS – Campus Porto Alegre); Ana Boeira Porto, doutoranda em Botânica, e Náthali Severo Schuster, mestranda em Educação em Ciências (UFRGS); Carina Petsch, professora do Departamento de Geociências (UFSM); além da tecnóloga em Processos Gerenciais do Campus Osório Claudia Simone Cordeiro Pelissoli, na gestão administrativa do curso.