Projetos culturais: Inscrições abertas e realização de pesquisas de interesse marcam início das ações

arte início projetos culturais

Os projetos de extensão e ensino voltados à promoção da cultura no Campus Osório estão iniciando de forma remota. Como primeiro passo das atividades Espaço Cultura, Música na Escola: práticas e reflexões, Oficinas de Instrumentos Musicais, Coral Jovem do IFRS, Campus Osório e Programa de Música no IFRS, Campus Osório – Teatro/Música, coordenados pela professora de Música Agnes Schmeling, está a abertura de inscrições e também a realização de pesquisas de interesse junto ao público para colher informações que vão orientar a condução das ações. Todos os formulários ficam abertos até quinta-feira, 24 de setembro.

Uma das propostas lançadas esse ano é o Releitura em Clipes – uma história de quarentenados, voltada a estudantes de ensino médio de qualquer instituição. Nele serão produzidas releituras de músicas brasileiras por videoclipes, contando uma história única. Os interessados podem participar de três formas: cantando, atuando ou tocando algum instrumento. Para isso, acesse o formulário de inscrição.

Já o Espaço Cultura está com formulário aberto para pesquisar os fazeres artísticos comunidade do Campus Osório. A proposta é coletar dados sobre como o público interno se manifesta culturalmente e/ou artisticamente. O projeto estabeleceu uma parceria com a UFRGS Litoral, no qual realizará intervenções artísticas nas lives do Tertúlia, que tem periodicidade semanal.

As Oficinas de Instrumentos Musicais, direcionadas para jovens a partir dos 12 anos de idade, ainda tem vagas para flauta doce e percussão. Não é preciso ter conhecimento prévio para participar, basta manifestar interesse no formulário. A equipe é formada por sete monitores com diferentes experiências musicais, estudantes do Campus Osório, além da professora de música do campus.

As inscrições para o Coral Jovem, voltado aos alunos do ensino médio do campus, já encerraram. Segundo a professora Agnes, será um grande desafio conduzir o projeto de ensino neste ano: “A proposta é ser um coral remoto, com ensaios via Google Meet, coletivos e individuais apoiados em voz guia. Faremos a gravação de áudio e vídeo de cada participante para depois, por edição, juntar as vozes”, explica.