IFRS escolhe dirigentes neste dia 2 de outubro

Estudantes e servidores votam para reitor e diretor(a)-geral de campus do IFRS nesta quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, nos 17 campi e na Reitoria.

Quem pode votar

Estudantes regularmente matriculados e servidores podem votar nos(as) candidatos(as) que consideram o(a) melhor para o futuro da instituição. O servidor que acumular funções de técnico-administrativo e docente pode votar apenas com base no vínculo mais recente. Já o servidor que for discente votará apenas uma vez como servidor.

No dia da votação

As votações ocorrem das 9h às 21h em local(is) divulgado(is) pela unidade. O eleitor deve comparecer para votar com documento de identificação com foto (regra válida para estudantes e servidores).

No dia da eleição, serão permitidas apenas manifestações individuais e silenciosas. É vedada a prática de “boca-de-urna”, bem como distribuir qualquer material de campanha no âmbito do IFRS.

O eleitor somente poderá votar na urna disponibilizada na seção eleitoral pertinente localizada em sua zona eleitoral (campus ou Reitoria no qual está lotado ou com o qual tem vínculo), não sendo aceito o voto em trânsito.

Sobre o voto

O voto é secreto e nominal. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos.

Mesmo nas unidades em que há apenas um candidato, é importante que a comunidade acadêmica participe da votação, para legitimar, junto ao Ministério da Educação (MEC) e a toda a comunidade, a escolha dos representantes eleitos democraticamente.

O regramento completo da eleição, você encontra aqui.

Sobre os resultados do processo eleitoral

O Resultado Preliminar será divulgado nos sites até as 18h do dia 3 de outubro de 2019. Nas unidades em que há mais de dois candidatos, caso os votos do primeiro colocado não seja superior à soma dos votos dos demais candidatos, haverá segundo turno de votação, no dia 23 de outubro – melhor detalhamento pode ser conferido no Regulamento eleitoral.