IFRS completa 14 anos fazendo a diferença pela educação

IFRS completa 14 anos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e os demais Institutos Federais completam 14 anos neste 29 de dezembro de 2022. No IFRS, hoje são em torno de 22 mil estudantes e 2 mil servidores, que fazem a educação pública, gratuita e de qualidade acontecer em 16 municípios gaúchos! Além disso, são milhares de estudantes espalhados Brasil e pelo mundo nos cursos de qualificação a distância (Ead).

O Instituto busca oferecer ensino humanizado, crítico e cidadão, para cumprir a missão de promover a formação integral dos estudantes. Nos 17 campi*, são ofertados cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação. O IFRS conta também com oportunidades de formação continuada e de extensão.

Todos os cursos são gratuitos: mais de 200 opções de cursos regulares e mais de 200 qualificações a distância.

Confira o vídeo de homenagem aos 14 anos do IFRS:

Destaques conquistados

O IFRS possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até cinco, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). Esse é um dos indicadores de qualidade da educação superior.

O Instituto também está classificado entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). No ano de 2022, conquistou pela quarta vez consecutiva colocação nesta listagem que contempla instituições do mundo inteiro (saiba mais).

História

Em 29 de dezembro de 2008 foi promulgada a Lei Federal nº 11.892, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criando 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país.

Surgia uma nova institucionalidade, mas ancorada em décadas de história e de transformação de realidades proporcionadas por muitas mentes, mãos e corações de quem já fazia parte das escolas técnicas que deram forma ao IFRS e aos demais IFs.

> Parte da história institucional pode ser conhecida no portal do Núcleo de Memória IFRS.

Sobre a Rede Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se configura como importante estrutura de acesso à educação de qualidade e gratuita, à formação integral e às conquistas científicas e tecnológicas. De acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede é composta por 656 unidades de ensino, ofertando mais de 11 mil cursos e com mais de 1,5 milhão de matrículas. Saiba mais no site do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

* As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus  Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá,  Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis, Campus Viamão e a Reitoria, localizada no município de Bento Gonçalves.