IFRS-Campus Osório participa da Mostratec 2023.

A Mostratec estará aberta para visitação gratuita de 24 a 26 de outubro, das 13h30 às 21h, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) estará pela primeira vez com um estande na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo/RS, de 24 a 26 de outubro de 2023.

Um público de 40 mil pessoas é esperado para o evento, entre estudantes e professores de diferentes estados brasileiros e de outros países. Além desse espaço, 13 projetos de pesquisa de alunos do IFRS são finalistas do evento e serão apresentados. Alguns trabalhos foram selecionados nas mostras dos campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório e Rolante, que são filiadas à Mostratec, e outros foram submetidos diretamente à seleção da Mostratec.

No estande, o público poderá saber mais sobre a estrutura da instituição, cursos ofertados presencialmente e a distância, bem como visualizar alguns projetos desenvolvidos que estarão em exposição. Será possível conhecer, por exemplo, o protótipo automotivo da equipe Drop Team, do IFRS Campus Erechim, e também tecnologias elaboradas pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) para auxiliar pessoas com necessidades específicas a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia.   (Veja a lista completa dos projetos que estarão na Mostra, no final do texto)

Sobre a Mostratec

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia na qual são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento realizados por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio, incluindo  a educação técnica profissionalizante.

Conta com exposição de projetos e eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET).

Estará aberta para visitação gratuita de 24 a 26 de outubro, das 13h30 às 21h, nos pavilhões da Fenac, na avenida das Nações Unidas, 3.825, bairro Ideal.

Confira a programação completa da Mostratec 2023

Trabalhos do IFRS finalistas

Campus Osório

– Avaliação de extratos aquosos na inibição do agente causal da podridão-descendente em videiras;

– Monitoramento das águas do Rio Tramandaí através de sensoriamento remoto;

– Cultura maker na química orgânica;

Campus Bento Gonçalves

– A pandemia da Covid-19 e suas relações com O Quarto em Arles de Vincent Van Gogh;

– A influência da arte na saúde mental dos estudantes do IFRS-BG;

– Gênero e Diversidade no ambiente escolar: experiências de respeito e empatia;

– Vivemos em um Estado Laico? Compartilhando saberes acerca do ativismo político pentecostal no Brasil da constituinte de 1986 ao Governo Lula de 2023;

– Terrorismo de Estado no Conesul: análise das ditaduras chilena e argentina através das Histórias em Quadrinhos;

Campus Erechim

– Otimização do sistema de potência de um veículo de eficiência energética;

Campus Feliz

– Reciclagem de vidro laboratorial como matéria-prima na produção de porcelana;

– Trajetórias escolares femininas, evasão escolar e equidade de gênero na área de tecnologia;

Campus Rolante

– Criação de um laminário para as práticas de ensino;

Campus Vacaria

– Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial;