Estudantes podem se candidatar a bolsa de mobilidade internacional para Portugal

Bolsas de estudos em Portugal

Está publicado o edital de seleção de estudantes regularmente matriculados em um dos cursos superiores de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que tenham interesse em cursar componentes curriculares no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, de acordo com as normas do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (Pimei) do IFRS.

São ofertadas seis bolsas e a participação no programa visa à inserção dos estudantes na instituição internacional, como instrumento complementar de sua formação acadêmico-profissional, por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais. Informações completas no Edital 46/2022.

Da bolsa

O valor total de cada bolsa será de R$ 8.000,00 (oito mil reais) e poderá ser utilizado pelo estudante nas seguintes despesas: hospedagem; alimentação; obtenção de passaporte e visto; seguro saúde; passagens aéreas e terrestres; ou material didático-pedagógico necessário ao desempenho de suas atividades acadêmicas. Os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas no IPB.

>> O estudante que não tiver bolsa e for classificado poderá fazer a mobilidade custeando a totalidade das suas despesas e usufruindo também da isenção do pagamento das taxas.

Da inscrição

Os interessados poderão se inscrever até 15 de maio, por formulário eletrônico e seguindo as orientações e pré-requisitos previstos no Edital 46/2022. É importante a leitura atenta do documento e seus anexos.

Sobre a mobilidade

O período de estudos para a bolsa de graduação é de seis meses. A inscrição realizada pelo estudante compreenderá o ano letivo de 2022/2023, podendo escolher cursar o primeiro semestre letivo, que compreende o período de 19 de setembro de 2022 a 18 de fevereiro de 2023 ou o segundo semestre, de 20 de fevereiro de 2023 a 15 de julho de 2023.

O período de estudos poderá ser alterado de acordo com a mudança de calendário da instituição portuguesa, devido às políticas profiláticas de contaminação do SARS COV 19.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].