Estudantes e servidores poderão escolher futuros gestores do IFRS no dia 2 de outubro

Será realizada na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, das 9h às 21h, a consulta eleitoral para reitor e diretor(a)-geral de campus do IFRS. Servidores ativos e alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação poderão votar.

As eleições ocorrerão em todas as unidades (Reitoria e 17 campi), e as listas de aptos a votar, bem como os  locais de votação, já podem ser consultados nos sites institucionais, nas páginas do processo eleitoral. A votação ocorrerá em cédulas de papel, conforme modelo que deve ser divulgado no site até o dia 30 de setembro.

A campanha eleitoral deve ser encerrada até as 22h do dia 30 de setembro, conforme o Regulamento do processo.

Na hora de votar

Para votar, é preciso apresentar documento oficial original com foto. Valem RG (Carteira de Identidade), Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Órgão de Classe, crachá emitido pelo IFRS e Carteira de Identificação Estudantil (conhecida como “Documento do Estudante”).

O voto é secreto e nominal, assim cada um tem a liberdade de escolher o(a) candidato(a) que considera o(a) melhor para a instituição. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição.

O votante deverá escolher um candidato para o cargo de reitor e um(a) candidato(a) dentre os concorrentes ao cargo de diretor(a)-geral de campus. Para fazer essa escolha, vale consultar os materiais de campanha de todos(as) os(as) candidatos(as), participar das atividades de campanha – como debates e conversas –, e mesmo enviar dúvidas para os (as) candidatos(as) pelos meios eletrônicos disponibilizados para a campanha.

Importante saber, refletir e agir*

Informe-se sobre os candidatos. Voto consciente é o melhor caminho.

Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você. Nestas eleições, encontre o candidato que melhor representa suas ideias. Porque votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro.

Sobre desinformação: Nem toda notícia é o que parece. Reflita sobre os interesses por trás da divulgação. Desconfie da linguagem alarmante. Não entre na pilha de teorias da conspiração.

*Todas as orientações são reproduzidas de campanha realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018 (mais informações e materiais podem ser encontrados no site de campanhas publicitárias do TSE)

Sobre os resultados do processo eleitoral

O Resultado Preliminar será divulgado nos sites até as 18h do dia 3 de outubro de 2019. Nas unidades em que há mais de dois candidatos, caso os votos do primeiro colocado não seja superior à soma dos votos dos demais candidatos, haverá segundo turno de votação, no dia 23 de outubro – melhor detalhamento pode ser conferido no Regulamento eleitoral.