Equipe e atletas de Judô recebem honrarias da Federação Gaúcha

A equipe de Judô do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) fechou o ano de 2019 com a conquista do 1° lugar no Ranking Geral da Divisão de Acesso da Federação Gaúcha de Judô (FGJ) – destinado a competidores em formação, de faixas branca a laranja. O grupo, que recebeu mais de 200 medalhas em diferentes competições, foi homenageado na sexta-feira, 13 de dezembro de 2019, em evento de final de ano realizado em Porto Alegre pela Federação. O responsável técnico da equipe, professor Felipe Parisoto, recebeu o troféu alusivo ao primeiro lugar e os atletas do Campus Osório Isadora Sana, Thiago Ferreira e Matheus Machado foram homenageados como destaque do ano.

Os judocas receberam troféus, medalhas e certificados pelas seguintes conquistas: Isadora Sana da Silva – 1° lugar Sênior Feminino na Divisão de Acesso; Matheus Renan Machado – 1° lugar Sênior Masculino na Divisão de Acesso e Thiago da Silva Ferreira – Destaque Metropolitano Sênior Masculino na Divisão de Acesso. No evento, Felipe Parisoto também conduziu o atleta Rafael Moreira Camargo para conquistar a primeira faixa preta da equipe  do IFRS desde que a mesma é federada à FGJ (filiação realizada em 19 de fevereiro de 2019).

Por incentivo da Pró-Reitoria de Extensão, o vínculo federativo foi estendido para todo o IFRS, ficando Parisoto responsável pela gestão dos assuntos do Judô na Federação e também fomentando o esporte dentro da estrutura multicampi do Instituto. Atualmente, há atletas da modalidade nos campi Restinga e Feliz, além de Osório – que já soma mais de cem judocas vinculados ao programa de extensão “Equipe de Judô/IFRS-Campus Osório”, em atividade desde 2017.

“Nos últimos 2 anos, o Campus Osório vem se colocando como um catalisador das potencialidades esportivas da região. Além de unificar o Judô da região litoral norte, que era composto por escolas e academias carentes de identidade e de instituição articuladora, tornou-se o principal pólo da modalidade no IFRS.  E ao abraçar uma tradição de 20 anos, o Judô fomentado pelo IFRS no litoral se desenhou com um número elevado de faixas pretas (num total de nove) e alunos mais graduados – o que explica parte do sucesso da equipe, uma vez que possibilita o intercâmbio de conhecimento e treinamento técnico com atletas de alto nível por parte dos ingressantes”, destaca Parisoto.