Evento será ministrado por professor referência para a educação profissional do país

Desde o início da suspensão das atividades letivas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Campus Osório vem organizando encontros formativos com o objetivo de promover espaços de aprendizagens e de trocas experiências para os servidores. Mas no mês em que comemora 10 anos de atividade, o campus preparou uma atividade ainda mais especial, aberta ao público, que será ministrada pelo professor Dr. Gaudêncio Frigotto – referência para a educação profissional do país. O evento online ‘Os Institutos Federais e o compromisso com a transformação social’ acontece às 19h do dia 11 de agosto de 2020, como forma de também homenagear o Dia do Estudante.

Para participar é necessário fazer inscrição por formulário virtual até às 15h do dia da atividade. Um link para acesso  será enviado como resposta de confirmação. Haverá certificação de 2h. A mediação será feita pela pedagoga do campus, Dr. Paola Purin, e pelo professor Dr. Marion Machado Cunha, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

As organizadoras, Paola Purin, pedagoga e coordenadora de ensino, e Mariana Ost, professora e coordenadora dos cursos técnicos em Administração, destacam que o momento simbólico, de uma década de história do Campus Osório, é oportuno para ressaltar a importância de defender e difundir essa política pública que possibilita aos nossos estudantes e servidores vivenciarem experiências humanizadoras. “Será um momento de diálogos, trocas e reflexões a respeito dos fundamentos que orientam a proposta institucional do IFRS, para participação de toda a comunidade interessada no tema”, diz Paola.

A realização da atividade é conduzida pelo setor de Ensino do Campus Osório junto a um grupo de servidores de diferentes setores, entre os quais Pós-graduação, Núcleo de Memória e Comunicação, sendo colaboradores: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa, Elisa Daminelli, Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Milene Araújo Vitorino, Camila Vessozi da Silva, Gabriela Silva Morél, Gabriel Silveira Pereira, Marcelo Vianna e Marion Machado Cunha (Unemat).

Breve currículo do professor
Gaudêncio Frigotto é professor associado na UERJ e professor titular (aposentado) em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como pesquisador e membro de diferentes comitês científicos na área da educação (CNPq, CAPES e FAPERJ). Coordenador do Grupo CNPQ – Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia, educação e a especificidade das relações de classe do capitalismo no Brasil. É autor de inúmeras publicações científicas e já foi agraciado com diferentes premiações por sua atuação na educação.