Editais selecionam estudantes e professores para programas institucionais Pibid e RP

divulgação editais Pibid e RP

Foram publicados na segunda-feira, 28 de setembro de 2020, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), quatro editais referentes aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica 2020 (RP). Os editais visam selecionar 15 supervisores e 120 bolsistas para o Pibid, além de seis preceptores e 48 residentes para o RP.

Edital IFRS Nº 45/2020 – Seleção de Professores Preceptores do Programa Institucional de Residência Pedagógica – IFRS

Edital IFRS Nº 46/2020 – Seleção de Licenciandos Bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica – IFRS

Edital IFRS Nº 47/2020 – Edital de Seleção de Professor Supervisor para o Pibid-IFRS 2020

Edital IFRS Nº 48/2020 – Edital de Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência para o Pibid-IFRS 2020

No Campus Osório são 16 vagas para bolsas na modalidade de Iniciação à Docência, destinadas a estudantes do curso de Licenciatura em Matemática (Edital IFRS Nº 48/2020), e duas vagas para professores(as) da área de Matemática com cotas de bolsa na modalidade de professor Supervisor, voltada à professores de escolas previamente habilitadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e Secretarias Municipais de Educação junto à Capes (Edital IFRS Nº 47/2020). A listagem das escolas habilitadas está disponível no Anexo I do referido edital.

Os valores das bolsas são de, respectivamente, R$ 400,00 e R$ 765,00 mensais, concedida diretamente aos beneficiários pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os requisitos para os estudantes está a matricula ativa em 2020/1 ou inscrição nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Já para os docentes é necessário possuir licenciatura na área correspondente à vaga a que concorre no Subprojeto de Iniciação à Docência e possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica, entre outros requisitos.

O período de inscrições para ambas modalidades de bolsa vai de 28 de setembro a 13 de outubro de 2020, por formulários online com link disponíveis nos editais. Nos documentos estão especificados os cronogramas com as etapas dos processos seletivos, bem como todas as informações pertinentes.

Para os editais 45 e 46/2020 não há vagas para o Campus Osório.

Sobre os programas

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (Mec) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de
Ensino Superior (IES).

A Residência Pedagógica é um conjunto de atividades desenvolvidas por um futuro professor, estudante de curso de licenciatura, em uma escola pública da rede de educação básica, doravante denominada escola-campo. Ela prevê o acompanhamento do licenciando por um professor da escola-campo (preceptor) e a orientação de um docente da IES (docente orientador). Através da residência pedagógica o licenciando terá oportunidade de vivenciar experiências que evidenciam a relação teoria-prática na atividade docente, aproximar-se da realidade do ambiente escolar e, com isso, preparar-se de forma mais efetiva para o exercício do magistério.

Atuação do Campus Osório

Em 2018, o campus integrou um núcleo do Pibid com 16 bolsistas da matemática junto a oito bolsistas do Campus Ibirubá. O projeto teve duração de 18 meses, com início em agosto e finalizando em janeiro de 2020. As atividades foram desenvolvidas nas Escolas Tuiuti (municipal) e Albatroz (estadual).
A coordenação do Pibid no Campus Osório é da professora Fabiana Gerusa Leindeker da Silva, que também é a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática.