Cursos a distância gratuitos sobre tecnologia assistiva e educação recebem inscrições

Cursos de Tecnologia Assistiva

Estão abertas as inscrições para os cursos a distância de Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional e de Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na Educação. Ambos são totalmente gratuitos, abertos a todos os interessados, sem tutoria. Os alunos podem estudar no seu tempo e recebem certificado.

Os cursos são resultado de parceria entre o Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS, o Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre e o Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS.

Ficou interessado? Garanta já sua inscrição! O prazo de conclusão dos cursos é 31 de julho de 2022. Veja abaixo com se inscrever:

▶️ Para se inscrever, basta acessar a página do curso e realizar a inscrição:

📝É preciso ter cadastro no Moodle do IFRS. Se você ainda não tem cadastro, será preciso criar uma conta. Para dúvidas sobre como fazer seu cadastro ou sobre como os cursos funcionam, acesse a página IFRS EaD – perguntas frequentes.

> Para conhecer outros cursos MOOC do IFRS, visite o Moodle do IFRS.

Saiba mais sobre os cursos:

Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional

▶️ O curso apresenta conceitos, recursos e serviços de tecnologia assistiva aplicados ao contexto educacional, enfatizando recursos gratuitos ou de baixo custo. Tem carga horária de 60h, distribuídas em três módulos:

• Módulo 1 – A Tecnologia Assistiva (TA): este é o módulo introdutório do curso e traz conceitos, categorias, classificação e aborda a importância da TA no contexto educacional.
  • Módulo 2 – Recursos de TA no contexto educacional: este módulo traz exemplos de recursos de TA que podem ser utilizados no contexto educacional, apresentados em categorias.
  • Módulo 3 – Serviços de TA no contexto educacional: este módulo traz exemplos de serviços de TA no contexto educacional e apresenta possibilidades de como realizar e documentar esses serviços.

Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação

▶️ O curso tem como objetivo principal apresentar conceitos sobre movimento maker e fabricação digital, apresentando possibilidades de seu uso para a prototipagem de recursos de apoio personalizados para estudantes com deficiência ou outras limitações. Tem carga horária de 40h, distribuídas em cinco unidades de estudo:

• Unidade 1 – Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital (5h)
  • Unidade 2 – Espaços makers e equipamentos de fabricação digital (10h)
  • Unidade 3 – Tecnologia Assistiva (TA) 10h
  • Unidade 4 – Possibilidades para a fabricação de recursos de TA de Baixo Custo na educação (10h)
  • Unidade 5 – Para além do processo de fabricação de recursos de TA (5h)