Destaque
Curso de Licenciatura em Letras conquista nota máxima no Enade
O curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do Campus Osório está entre as cinco licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que conquistaram conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira, 20 de maio de 2026.
O anúncio ocorre pouco mais de ano depois do curso conquistar a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (Inep/MEC) e completar 10 anos de existência. > Relembre na notícia Curso de Licenciatura em Letras é nota máxima na avaliação do MEC
Ao todo, 17 cursos de licenciatura do IFRS participaram do exame, que avalia os conteúdos programáticos, as habilidades e as competências adquiridas ao longo da formação. Desses, cinco conquistaram conceito 5 (máximo), quatro alcançaram conceito 4, seis obtiveram conceito 3, sendo um deles o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório, e dois cursos receberam conceito 2.
A prova do Enade é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Em 2025, ela foi aplicada aos licenciados de todo o Brasil no dia 26 de outubro, e aos concluintes de bacharelado e tecnologia em 23 de novembro. Por ser um componente curricular obrigatório, a realização do Enade está atrelada à obtenção do diploma.
Os cursos com nota máxima no Enade 2025 foram:
- Licenciatura em Letras – Português, do Campus Bento Gonçalves;
- Licenciatura em Letras – Português e Inglês, do Campus Osório;
- Licenciatura em Química, do Campus Feliz;
- Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Vacaria;
- Licenciatura em Pedagogia, do Campus Vacaria.
Obtiveram conceito 4 os cursos de:
- Licenciatura em Matemática, do Campus Caxias do Sul;
- Licenciatura em Física, do Campus Bento Gonçalves;
- Licenciatura em Pedagogia, do Campus Bento Gonçalves;
- Licenciatura em Pedagogia, do Campus Alvorada.
Os cursos que alcançaram conceito 3 foram:
- Licenciatura em Matemática, dos campi Canoas e Osório;
- Licenciatura em Letras – Português e Inglês, do Campus Feliz;
- Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, do Campus Porto Alegre;
- Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Sertão;
- Licenciatura em Pedagogia, do Campus Farroupilha.
Os cursos com conceito 2 foram:
- Licenciatura em Matemática, dos campi Bento Gonçalves e Ibirubá.
Sobre o Enade
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional. Esses três componentes formam o sistema de avaliação da educação superior brasileira e permitem analisar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.
Os resultados do Enade também contribuem para a composição de indicadores de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), calculado com base no desempenho dos estudantes, no corpo docente, na infraestrutura oferecida pelas instituições e na percepção dos estudantes sobre o processo formativo, obtida por meio do Questionário do Estudante.