Conheça os dados do relatório de autoavaliação do campus

O relatório de Autoavaliação 2018 do IFRS – Campus Osório foi disponibilizado no site do campus. Os documentos sintetizam os resultados da autoavaliação realizada no ano passado, de 15 a 26 de outubro, junto à comunidade interna (discentes, docentes, técnicos–administrativos) e apresentam uma análise dos avanços e dos aspectos que precisam ser modificados, com base nas dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei Nº 10.861/2004.

O levantamento de informações foi realizado por meio de instrumentos online de consulta à comunidades interna, com questões objetivas e descritivas, contabilizando 659 participantes, um aumento pouco mais de 100% de participação em relação ao ano anterior.

A Avaliação Institucional tem por objetivo contribuir nas atividades de gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão, garantindo espaço à crítica e ao contraditório, oferecendo subsídios para tomada de decisões, redirecionamento das ações e otimização dos processos, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa. Os dados do relatório são utilizados, principalmente, para a formatação de políticas acadêmicas e administrativas.

O processo é uma ação de responsabilidade social da instituição, que busca cumprir o seu papel de prestar serviços que atendam às demandas das comunidades, além de ser uma exigência legal. Sua condução está a cargo da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e das Comissão Própria de Avaliação Local (CPALocal), composta por representantes docentes, técnico-administrativos, discentes e da sociedade civil organizada.

O documento de autoavaliação relativo a todo o IFRS foi divulgado no início de abril no portal do instituto. Foram contabilizados mais de sete mil participantes da comunidade interna, 620 a mais do que em 2017. Um instrumento de avaliação institucional também foi disponibilizado para a comunidade externa. Os dados do relatório são importantes para o aprimoramento do instituto e a formatação de políticas acadêmicas e administrativas.