Campus Osório forma novos operadores de computador e dá início ao período de formaturas

Dando início ao período de solenidades de conclusão de curso e colação de grau,  na última sexta-feira, dia 23, aconteceu no auditório do Campus Osório, a solenidade de certificação dos concluintes da segunda turma do Curso de Operador de Computador, na modalidade EJA – Anos Iniciais. Essa formação inicial de trabalhadores teve carga horária específica de 200 horas e foi realizada em parceria com a Escola Estadual Professor Milton Pacheco e a 11ª Coordenadoria Regional de Educação.

Estiveram presentes na cerimônia a diretora-geral do campus, professora Flávia Twardowski, que presidiu a mesa, a diretora de Extensão tecnóloga Claudia Simone Cordeiro Pelissoli, o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professor Fabrício Soares, o coordenador do curso, professor Marcelo Paravisi, a pedagoga Maria Cristina Schefer e os professores Bruno Chagas Alves Fernandes, Lucas Vaz Pires do Campus Osório. da Escola Estadual Professor Milton Pacheco, estiveram presentes a diretora professora Márcia Brum, o vice-diretor professor James Castro e os demais professores que acompanharam a turma.

O curso que é um projeto de extensão, é coordenado pelo Prof. Marcelo Paravisi e conta com assessoria da Pedagoga Maria Cristina Schefer. Ambos também atuaram como docentes voluntários no curso, juntamente, com os professores Bruno Fernandes e Lucas Vaz Pires. O projeto, desenvolvido no ano de 2023, contou com o estudante Gabriel dos Anjos, do Curso Técnico em Informática do campus, que atuou como monitor da turma. Segundo o estudante, “…foi muito importante estar auxiliando pessoas com a mesma idade que eu ou já adultas, foi um jeito de eu revisar também o que eu sei da linguagem computacional…”

Os egressos estão aptos a trabalhos que exijam o uso de computadores, a produção de materiais digitais (textos, tabelas, apresentações). Desse modo, o campus contribui para aquilo que é missão institucional, qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Em março deste ano, um novo curso de Operador de Computador terá início, desta vez, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, e será ofertado para estudantes que frequentam a EJA – Ensino Médio.

As demais solenidades  dos cursos regulares do Campus Osório estão previstas conforme o cronograma:

28de fevereiro  às 19h30, no auditório do Campus –  Solenidade de Certificação do curso Técnico Subsequente em Panificação;

08 de março  às 19h30, no salão paroquial da igreja Matriz  de Osório –  Solenidade de Certificação dos cursos Técnicos Integrados  em Administração e Informática;

16 de março às 19h30, na Câmara de Vereadores de Osório- Colação de grau dos cursos superiores Tecnólogo em Processos Gerenciais, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de sistemas, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática.

19 de março – Colação de grau de gabinete para os cursos superiores.

Em janeiro já ocorreu uma colação de grau em gabinete nos termos da legislação que prevê formatura antecipada.