Aplicativo desenvolvido pelo campus é premiado em congresso da área da saúde

Prêmio foi recebido pela equipe da Secretaria da Saúde

O aplicativo de amamentação Pró-Mamá, desenvolvido pelo IFRS – Campus Osório em parceria com a Secretaria de Saúde do município, conquistou o 1º lugar na categoria “Atenção Básica” no 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). O evento aconteceu em Bento Gonçalves de 22 a 25 de abril de 2019.

O app foi apresentado na ‘Mostra de Experiências Exitosas Uma só vida’ pelo secretário municipal de saúde Emerson Magni e pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Viviane Heckler. A premiação foi entregue na noite de 23 de abril, no Centro de Eventos do Dall’Onder Grande Hotel.

Além do “Troféu Lirian Becker Ferreira”, o projeto foi classificado para participar da etapa nacional do congresso, que será realizada em julho, em Brasília. “Esse foi o primeiro reconhecimento obtido, e estamos com o aplicativo já inscrito para participar de diversos outros congressos”, afirmou Viviane.

O aplicativo foi criado pelos alunos José Paulo Oliveira Filho, Lucas Jardim da Silva e Max Carlesso dos Santos, do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS – Campus Osório, sob orientação dos professores Bruno Fernandes e Diana Cabral.

O objetivo do Cosems é oportunizar aos municípios e profissionais da saúde, momentos de troca de informações e o compartilhamento de iniciativas de sucesso que são executados na saúde pública do Rio Grande do Sul. Nessa edição, foi lançada uma publicação impressa que reúne as 21 experiências exitosas premiadas no congresso de 2018.

Sobre o Pró- Mamá

O aplicativo de amamentação leva o nome do Programa de Aleitamento Materno (Pró-Mamá), desenvolvido há três anos pela Secretaria de Saúde de Osório e que tem por objetivo aumentar os índices de aleitamento materno. O App,  lançado em agosto de 2018, mês da amamentação, é ferramenta inovadora para o Sistema ùnico de Saúde (Sus), sem fins lucrativos, que alia educação e saúde através de duas instituições públicas.

Disponível para download na PlayStore (Android) e na AppStore (iOS), o Pró-Mamá é bem interativo. Com o cadastro no App, são recebidas orientação sobre aleitamento materno, vacinas e desenvolvimento infantil de um modo geral. Também é possível registrar com imagens os principais marcos do desenvolvimento do bebê, tirar  dúvidas com profissionais ou ainda aprender com as dúvidas de outras mães.

O conteúdo do aplicativo foi selecionado pela equipe do Pró-Mamá com base na literatura atual. O público-alvo são mães do município de Osório, mas qualquer pessoa pode baixar o aplicativo nas lojas virtuais e se beneficiar das informações disseminadas pela ferramenta inovadora no cuidado com a saúde.

Levantamentos realizados pelas equipes de Estratégias de Saúde da Família – ESF – comprovam que o programa Pró-Mamá vem qualificando a rede de atenção à saúde materno infantil no município de Osório, uma vez que supera os índices anteriores a sua existência, assim como os dados vigentes no país. Uma pesquisa realizada em 2017 mostrou um aumento de 7% na taxa de aleitamento materno exclusivo dos bebês de 0 a 6 meses, em relação ao ano anterior: de 47%, em 2016, para 54%. Número bem superior à média registrada no país que aé de 41%, de acordo a 2ª Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais e Distrito Federal, feita em 2009. No Rio Grande do Sul, a média de aleitamento materno exclusivo é de 43,9%, de acordo com informações do Ministério da Saúde).

Com a  inovação do aplicativo, a população teve o acesso facilitado às informações e orientações do Ministério da Saúde. Em 8 meses, foram registrados 377 downloads e a média de 110 acessos semanais ao app. Os conteúdos disponibilizados também servem como um recurso dinâmico e atualizado para os profissionais de saúde que podem tê-lo como aliado à rotina diária do trabalho, através das informações de texto e vídeos.

Troféu Lirian Becker Ferreira

O Cosems/RS homenageou com o seu troféu a osoriense Lirian Becker Ferreira, que faleceu em março deste ano vítima de um câncer. Ela tinha 36 anos, era enfermeira e também professora universitária. Cursou no IFRS – Campus Osório a pós-graduação em Educação Básica Profissional, defendendo seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em outubro de 2017. Atuava, ainda, como apoiadora técnica do Cosems na Região do Litoral Norte, desenvolvendo a mediação entre os gestores municipais de Saúde o Conselho.