Ano letivo inicia com recepção para servidores e estudantes

Retorno ás atividades presenciais

O retorno às atividades presenciais no Campus Osório foi marcado por dois eventos que movimentaram a comunidade escolar após dois anos de ensino e trabalho remotos, por decorrência da pandemia do coronavírus: a Jornada Pedagógica e a Volta às Aulas.

> Confira abaixo como foram as atividades e veja algumas fotos.

XII Jornada Pedagógica

Realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022, teve programação composta por mesas redondas, palestra, oficinas e apresentações da gestão, equipes, núcleos e espaços do campus. Com tema “Desafios do Retorno Presencial”, contou com a palestra on-line do pró-reitor de Ensino do IFRS Lucas Coradini, que trouxe dados sobre o retorno seguro no IFRS, entre os quais os protocolos adotados pelo Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.

Professores das escolas Adventista e General Osório, do município de Osório, e da escola Norberto Martinho Cardoso, de Imbé, falaram sobre os desafios enfrentados no retorno presencial no ano passado, no ápice da pandemia. Além de narrar experiências, as professoras Denise de Andrade, Patrícia Ferrari e Tamires Bon Vieira deram algumas dicas e responderam às dúvidas dos presentes.

O encerramento foi com a apresentação do trabalho desenvolvido pela incubadora do Campus Osório, pelos professores Márcio Pozzer, Bianca Pugen, Isabel Selistre e Liziane Zanela.

Volta às Aulas

O ano letivo 2022 dos estudantes do Campus Osório começou diferente dos anos anteriores, com protocolos como distanciamento e uso de máscara. Mas dava pra ver nos olhos de todos a alegria de estar presencialmente no campus no dia 21 de fevereiro.

Além dos ingressantes do processo seletivo, as dependências do campus ainda era novidade para quem se tornou aluno no ano passado. E para quem ingressou em 2020 o sentimento era de reencontro com o espaço que havia sido ocupado por menos de 1 mês de aulas presenciais.

A programação de recepção dos estudantes também foi adaptada a fim de garantir que não houvesse aglomerações. Por isso, há atividades previstas até 11 de março. Entre os momentos já realizados estão: apresentação da equipe de gestão e dos setores; exibição do vídeo de boas-vindas do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; painel ensino, pesquisa e extensão; dinâmicas de integração com a assistência estudantil e com a professora de música Agnes Schmeling e momentos de diálogos com as coordenações de curso.

Os próximos estudantes que ingressarem na segunda chamada, em 14 de março, e na chamada pública e no processo seletivo especial indígena, em 28 de março, também participarão de ações de ambientação.