Anais da 9ª MoExP está disponível para acesso

A Comissão Organizadora da 9ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório disponibilizou no site do evento acesso aos Anais do evento – coletânea dos trabalhos de ensino superior e de pós-graduação que foram enviados para publicação. O documento reúne 40, dos 76 trabalhos apresentados no evento. Foi organizado pelos servidores Cláudius Jardel Soares (presidente da comissão), Flávia Twardowski, Marcelo Vianna, Mateus da Rosa Pereira e Claudia Pelissoli e pela estudante e estagiária Camila Porsch da Cunha.

Desses, 14 artigos são vinculados a outras instituições de ensino (UERGS, UFRGS, UNICNEC), o que revela que a MoExP é, atualmente, um relevante espaço para agregar trabalhos de iniciação científica de nível superior. Já a riqueza temática dos trabalho reforça o caráter plural e interdisciplinar que o evento busca contemplar a cada edição. Outro aspecto de destaque é a grande presença feminina através de autorias e orientações em 33 trabalhos publicados – o que demonstra o protagonismo assumido pelas mulher nas diferentes áreas do conhecimento como estudante, docente, pesquisadora e/ou extensionista.

Sobre o evento

A 9ª edição da MoExP foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro de 2019. Contou com mais de 140 projetos apresentados por estudantes dos níveis fundamental, médio/técnico, superior e de pós-graduação – um crescimento de cerca de 133% se comparado aos anos anteriores, onde o registro era de pouco mais de 60 trabalhos  participantes. O evento também contou com 17 minicursos, sete apresentações culturais, Oficina de Programação, Competição de Robótica e a palestra “Politecnia e indissociabilidade”, com Eliezer Pacheco.

A MoExP consolidou-se como uma das principais mostras de iniciação científica do IFRS e da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com um recorde de submissões de 202 propostas de 29 instituições de ensino.