MoExP: Evento reúne a comunidade em prol da ciência

Evento é realizado no centro da cidade

A edição de 2019 da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório ficará marcada pelo maior número de trabalhos apresentados em nove anos do evento. Realizada nos dias 10 e 11 de setembro, contou com mais de 140 projetos divulgados por estudantes dos níveis fundamental, médio/técnico, superior e de pós-graduação, – um crescimento de cerca de 133% se comparado aos anos anteriores, onde o registro era de pouco mais de 60 trabalhos  participantes. A MoExP também contou com 17 minicursos, sete apresentações culturais, Oficina de Programação, Competição de Robótica e a palestra “Politecnia e indissociabilidade”, com Eliezer Pacheco.

A cerimônia de abertura do evento foi realizada na manhã de 10 de setembro, no Largo dos Estudantes – centro de Osório. Contou com a presença do pré-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Eduardo Girotto, representando a reitoria do IFRS; da equipe diretiva do Campus Osório e de membros da Comissão Organizadora da MoExP. As falas, que destacaram a importância do evento, a dedicação de todos para a realização do mesmo e a grande integração com a comunidade, foi seguida das apresentações culturais dos grupos do Campus Osório ‘Autoral Afrobeat’, ‘Banda Polisenso’ e ‘Dançarte’.

À tarde, a programação contou com a exposição de 76 banners de trabalhos dos níveis fundamental séries finais e médio/técnico de instituições de ensino de diversas regiões do estado. A noite teve seguimento no Campus Osório, com a VI Maratona de Programação e as apresentações de trabalhos de graduação e pós-graduação, totalizando 66 títulos.

A manhã de quarta-feira foi dedicada à Competição de Robótica, minicursos, e a palestra “Politecnia e indissociabilidade”, com Eliezer Pacheco.  Na sequência foi apresentação o projeto ‘Música na Escola: uma experiência musical na Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha de Morro Alto/Maquiné-RS’, coordenado pela professora de música Agnes Schmilling.

Na parte da tarde, a programação seguiu com minicursos, exibição da peça “O Patife Velho Oeste” do grupo teatral Boca Aberta do IFRS – Campus Osório com posterior debate, teatro de sombras infanto juvenil ‘Negrinho do Pastoreio’, da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, e apresentação do espetáculo ‘Não Recomendado’, do Coral Jovem do campus. O final da tarde foi reservado para a cerimônia de encerramento da MoExP, com a divulgação dos 45 trabalhos destaques do evento (Veja nos links abaixo). A noite encerrou com a realização de mais minicursos com diferentes temáticas.