Início do conteúdo

#TamoJuntoIFRS: Projeto do Campus Feliz continua com as entregas de antissépticos, de EPI’s e de informativos


O Projeto de Extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPI’s nos municípios do Vale do Caí”, iniciado em abril, segue contribuindo com ações para o enfrentamento à Covid-19 na região.

Neste dia 16 de junho realizou-se a entrega de 3.000 máscaras descartáveis para o Hospital Sagrada Família, de São Sebastião do Caí. A equipe do Projeto de Extensão e o diretor-geral do IFRS Campus Feliz foram recebidos pela diretora do Hospital, Irmã Agnes Biesdorf, e pela administradora, Maitê Bohn. O Hospital Sagrada Família é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina e oferece atendimentos de urgência e emergência, além de contar com Centro de Atendimento de Saúde Mental, atendendo pacientes de cerca de 20 municípios.

Ainda na terça, 16, foi feita a entrega de 174 embalagens de 280 ml de álcool etílico glicerinado 80%, de 870 máscaras descartáveis e de informativos para o programa Primeira Infância Melhor (PIM) de São Sebastião do Caí. O PIM acompanha cerca de 87 famílias, de quatro bairros da cidade, em situação de vulnerabilidade social, com crianças de até 3 anos de idade ou gestantes. A monitora do projeto Eliana Müller contatou o Comitê Local de Crise do Campus Feliz, que repassou a demanda ao Projeto de Extensão. Participaram da entrega o Secretário Municipal da Saúde de São Sebastião do Caí, Diomar Machado Flores, e as monitoras Eliana Müller e Luciana Martins Clavijo.

Já no dia 2 de junho, a professora do IFRS Campus Canoas, Juliana da Cruz Müllinn, retirou no Campus Feliz a doação destinada para a Aldeia Kaingang Por Fi Gã,  de São Leopoldo. Trata-se de uma parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Feliz, representado pela professora Viviane Diehl, a partir de uma demanda do Campus Canoas. Na ocasião, foi feita a entrega de 58 litros de álcool etílico glicerinado 80%, acondicionados em embalagens de 1 litro, e de 200 máscaras pelas alunas voluntárias do projeto de extensão Maria Julia Hunning Ehlert, Vanessa da Costa Marques e Débora Nienov Ramos.

As 87 famílias atendidas pelo programa PIM de São Sebastião do Caí também receberam antissépticos e máscaras

No dia 26 de maio foi realizada a última entrega de antissépticos para a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Feliz, totalizando 280 litros. Parceiros do projeto na logística e distribuição para a comunidade atendida, a Secretaria Municipal de Saúde já havia feito a retirada de algumas quantidades dos antissépticos no campus ainda no mês de maio, conforme a produção ia acontecendo no Laboratório de Química e Meio Ambiente do IFRS. Exemplares do Informativo desenvolvido pelo projeto de extensão também foram disponibilizados. (Veja notícia aqui)

Confecção de EPI’s

“Temos que praticar mais e sempre a empatia”, diz a dona Ledi Trevisan Antunes, que reside em Caxias do Sul e contribui, costurando, com a rede de solidariedade do IFRS.

A confecção de máscaras e batas hospitalares é realizada pelo grupo de costura organizado por meio do Projeto de Extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPIs nos municípios do Vale do Caí” do Campus Feliz. Desde o início do projeto, já participaram do grupo de costura 19 voluntárias que fazem parte da comunidade da região ou são servidoras do IFRS.

Antissépticos e máscaras foram destinados à Aldeia Kaigang Por Fi Gã

“Com a pandemia estamos todos em casa e, estando em casa, não consigo ficar parada, eu sou extremamente ativa. Como estamos em casa, por quê não ser solidário? Gosto demais de trabalhar com costura então me sinto grata por essa oportunidade”, conta a voluntária Rosângela Hünning, de Bom Princípio, que se disponibilizou a ajudar a partir da sugestão da filha e aluna do curso de Licenciatura em Química do Campus Feliz, Maria Júlia.

Na cidade de Feliz, entre a casa, os estudos de formação continuada e seus projetos pessoais, a professora de filosofia Neyha Dariva organiza também um tempo diário para a costura das máscaras. “Eu conheço o trabalho do Instituto Federal e tive certeza de que é um projeto sério e que vai fazer a diferença nesse momento que estamos vivendo com essa pandemia. As voluntárias são muito dedicadas, a gente tem desde pessoas mais experientes, costureiras profissionais, e pessoas como eu, que sabem um pouquinho, mas que tem uma máquina e vontade de ajudar”.

O TNT utilizado para a confecção das máscaras, entregues ao Hospital Sagrada Família, ao Programa Primeira Infância Melhor e à Aldeia Por Fi Gã, foi doado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que recebeu recurso do TJ/RS para investir em ações de enfrentamento ao coronavírus. Já o corte foi realizado pela unidade de Vale Real da empresa DiCorpo. (Veja notícia aqui)

A confecção de EPI’s prossegue, de maneira que com o TNT doado serão produzidas ao todo aproximadamente 17 mil máscaras e 480 batas hospitalares. Serão beneficiadas ainda as seguintes organizações: Colégio Estadual Professor Jacob Milton Bennemann, Secretaria Municipal de Educação de Feliz, APAE de Feliz, grupo de Ceramistas de São Leopoldo/Novo Hamburgo, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Vale Real, Hospital Montenegro 100% SUS, Secretaria Municipal da Saúde e da Família de São Sebastião do Caí e alunos e servidores do Campus Feliz do IFRS.

A professora Viviane Diehl, coordenadora do grupo colaborativo de costura, reforça que a atuação do projeto tem sido uma oportunidade para o Instituto se aproximar da comunidade, de modo a atender a uma demanda que é da comunidade regional no contexto da pandemia. “Contamos com um grupo dedicado, que tem trabalhado cada uma no seu tempo, com suas condições, cada uma na sua casa e em segurança. É uma ação muito significativa, pois tem atendido várias instituições, e é uma forma da gente se colocar no lugar do outro e oferecer o que nós podemos nesse momento em que precisamos ficar em isolamento social”, acrescenta Viviane.

No início do projeto, o material doado pela designer de moda Niura Ramos possibilitou a confecção de 1980 máscaras que foram doadas ao Hospital Montenegro 100% SUS.

Acompanhe mais notícias sobre as ações do Campus Feliz no enfrentamento à Covid-19.

Fim do conteúdo