IFRS realiza as primeiras entregas de antissépticos em Vale Real e Feliz

Nesta quarta-feira, 13 de maio, foram realizadas as primeiras entregas de antissépticos produzidos no IFRS Campus Feliz pelo Projeto de Extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPIs nos municípios do Vale do Caí”.

Na manhã foram entregues na Secretaria de Saúde do Município de Vale Real 150 embalagens de 300 ml de álcool para limpeza de superfícies (álcool etílico 70° INPM) e 150 embalagens de 300 ml de álcool para a higienização das mãos (álcool etílico glicerinado 80%).

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Vale Real atuou como parceira do projeto e  fez a doação de álcool 96° INPM para a produção dos antissépticos, bem como realizará a distribuição dos mesmos.

Participaram do momento de entrega o Secretário de Saúde e Assistência Social Jorge Spessatto e a equipe de enfermeiras Ana Claudia Muller, Carem Muller e Francine Stroher, bem como as servidoras do Campus Feliz do IFRS Cristina Crespam, Sigrid Huve e Ana Paula François.

Servidoras realizam a entrega de antissépticos à Secretaria de Saúde de Vale Real

Já na parte da tarde foi feita a entrega do primeiro lote de doações para o município de Feliz, que foi destinado para a APAE de Feliz: 55 embalagens de álcool para limpeza de superfícies (álcool etílico 70° INPM) e de 51 embalagens de álcool para a higienização das mãos (álcool etílico glicerinado 80%).

Participaram do momento da entrega no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, o prefeito Albano Kunrath, o vice-prefeito Nélson Martiny, o Secretário de Saúde e Assistência Social Fábio Krindges, a presidente da APAE de Feliz Patrícia Mielke, a assessora de secretaria Camila Amaral e as servidoras do IFRS Cristina Crespam, Sigrid Huve e Ana Paula François.

Há a previsão de entrega de mais dois lotes para a Secretaria de Saúde e de Assistência Social de Feliz para os dias 19 de maio e 2 de junho, totalizando aproximadamente 280 litros de antissépticos.

Sobre o projeto:

Essas ações têm sido feitas por meio do Projeto de Extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPI’s nos municípios do Vale do Caí” que visa produzir antissépticos e confeccionar máscaras de proteção.

O projeto tem a coordenação geral da professora Márjore Antunes e a coordenação executiva das servidoras Cristina Crespam, Karina Alves, Sigrid Huve e Viviane Diehl, que também compõem o Comitê Local de Crise.

A produção dos antissépticos, que são tanto o álcool para a higienização das mãos, quanto para a limpeza de ambientes iniciou no dia 4 de maio no Laboratório de Química e Meio Ambiente do Campus Feliz com a participação de servidores, alunos e egressos dos cursos da área de Química (Técnico em Química, Licenciatura em Química e Engenharia Química). Há 40 alunos organizados em escalas que têm participado na produção dos antissépticos, orientados pelas professoras Alessandra Smaniotto, Fernanda Dias e Márjore Antunes.

Esse mesmo projeto abarca a confecção de máscaras que está sendo desenvolvida por uma equipe de 12 pessoas, composta por docentes e por membros da comunidade externa do Campus Feliz que estão costurando as máscaras de suas casas, com suas próprias máquinas de costura.

Quer colaborar no processo de costura? O projeto também está convidando novos voluntários para participação. Veja mais sobre como se inscrever aqui.

Campus Feliz realiza produção de EPI’s e antissépticos à base de etanol

Projeto colaborativo para produção de EPIs precisa de voluntários

Fotos: Simone Ludwig – Prefeitura de Feliz e equipe do projeto