IFRS adere ao Programa Português como Língua Adicional e vai ofertar curso para estudantes estrangeiros do IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e mais 11 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram selecionadas na chamada pública de adesão e implementação do Programa Português como Língua Adicional (PLA).

O PLA em Rede é um curso on-line de 150 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). Voltado para estrangeiros, imigrantes e refugiados matriculados no IFRS ou que pretendam ingressar na instituição, o curso será ofertado para duas turmas de nível básico, módulo 1, contemplando, no total, 40 participantes.

Para a assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Manuela Damiani Poletti, aderir ao programa é uma excelente oportunidade para a promoção do ensino do português como língua adicional, bem como língua de acolhimento. “Ações como esta fortalecem a política de internacionalização do IFRS e, de igual modo, colaboram na formação de cidadãos capazes de atuarem em diferentes contextos culturais”, comenta.

Sobre os cursos

O curso é dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana. Para inscrição, é necessário conhecimento prévio da plataforma de ensino à distância Moodle. Haverá atividades assíncronas e encontros síncronos quinzenais nas sextas-feiras, das 18h30min às 19h30min, por meio da plataforma Google Meet. A duração do curso é de agosto a dezembro de 2021.

As inscrições poderão ser realizadas de 23 de julho a 05 de agosto de 2021, por meio de formulário on-line. Acesse o formulário de inscrição. Dúvidas sobre o curso podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

Sobre o Programa

O PLA é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos IFSULDEMINAS e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Um grupo de trabalho foi constituído em 2020 para discutir diretrizes e ações para ampliação das ações da Rede Federal para atendimento da demanda.