Geral
Livro “Escrevivências adolescentes na quarentena” reúne textos de estudantes do Campus Feliz
O livro “Escrevivências adolescentes na quarentena”, organizado pela professora Izandra Alves e pela estudante Natália Branchi de Oliveira, está disponível para acesso on-line, de forma gratuita.
Trata-se de uma coletânea de 29 textos de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Feliz do IFRS, que trazem reflexões pessoais, vivências e experiências no contexto da pandemia.
Acesse a obra completa gratuitamente, pelo QR-Code da imagem ou pelo link https://repositorio.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/245
Conheça também outras publicações do IFRS, acessando o link https://ifrs.edu.br/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao/publicacoes-cientificas/publicacoes-ifrs/
Sinopse
“2020 foi marcado pelo início da pandemia, das reclusões, dos afastamentos e dos distanciamentos. Fomos desafiados a limitar/reorganizar/selecionar os nossos contatos físicos e sociais. Criamos e reinventamos hábitos e costumes. Contudo, uma prática da qual os estudantes que contribuíram para esta coletânea não se afastaram foi da aproximação com a arte da palavra. A leitura foi, sem dúvida, a companheira tanto dos dias tristes quanto dos felizes. Os textos e os personagens que habitaram o universo destes leitores contribuíram para que cada um deles, adolescentes de segundo ano do ensino médio, pudesse suspender sua condição de isolamento e vivenciar experiências provocadas pela palavra que move e co-move. Motivados pelas leituras, surge a necessidade da escrita. A seriedade da escrita. O compromisso da escrita. Eis, então, que as escrevivências de cada um se concretizam e, como uma orquestra que se afina e harmoniza, se unem em um canto de desabafo, de consolo, de questionamento e de resistência”.