Todos contra a dengue no sábado letivo do Campus Viamão

Estudantes do IFRS Campus Viamão desenvolveram atividades integradoras relacionadas ao combate ao mosquito da dengue no sábado letivo do dia 23 de março.

No último dia 23, cerca de 150 alunos dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente e Administração, e superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais e em Gestão Ambiental do IFRS Campus Viamão, realizaram ações voltadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue, como parte da iniciativa de promover atividades temáticas integradoras nos sábados letivos do campus.

A atividade teve início às 8h com uma apresentação da secretária da Saúde de Viamão, Michele Galvão, abordando a situação da dengue no município. Em seguida, Fernanda Beatriz Santos de Alcântara, técnica em Meio Ambiente pelo IFRS Viamão e agente de saúde pública da Prefeitura Municipal de Viamão, juntamente com Ana Lucia Flores de Flores, gestora ambiental e responsável técnica do setor de Endemias e Laboratório da Secretaria de Saúde do município, discutiram sobre o trabalho da equipe de controle de zoonoses de Viamão e as medidas preventivas contra o mosquito da dengue.

Auditório lotado para assistir ao recado da equipe da Secretaria Municipal da Saúde.

Secretária da Saúde Michele Galvão falando sobre a situação da dengue em Viamão.

Fernanda Alcântara, aluna de Gestão Ambiental do campus e agente de saúde do município fala sobre como combater o mosquito da dengue.

Após o momento no auditório, os alunos foram divididos em quatro grandes grupos e participaram de uma atividade, em rodízio, dividida em quatro estações. Cada estação teve a duração de 20 minutos.

Estação 1 – Campanha de Conscientização

Na Estação 1, “Campanha de Conscientização”, realizada nos Laboratórios 1 e 2 de informática, os alunos deveriam fazer uma pesquisa sobre doenças causadas pelo Aedes aegypti e como preveni-las.

Os alunos de cada grupo foram divididos entre cinco a dez grupos menores, para a criação de um card no aplicativo Canva, conforme instruções fornecidas em um estudo dirigido. Os temas foram: Dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela e Prevenção da Dengue. Os cards produzidos farão parte de uma campanha de conscientização do IFRS contra a dengue, que será lançada nos próximos dias.

Estação 1: produção de cards para a campanha Todos Contra a Dengue.

Estação 2 – Conhecendo o Inimigo

A Estação 2 foi realizada no Laboratório de Ciências Ambientais e envolveu a visualização do mosquito da dengue e suas larvas em microscópios e lupas.

Os alunos puderam observar, utilizando microscópios e lupas, tanto os adultos quanto as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Pupa (à esquerda) e mosquito adulto (à direita), conforme observados nos microscópios do Laboratório de Ciências Ambientais (fotos tiradas com câmara fotográfica de telefone celular).

Estação 3 – Quiz sobre a Dengue

Essa estação foi realizada em uma sala de aula e consistiu em um Jogo de perguntas e respostas sobre a Dengue.

Cada equipe foi dividida em sete grupos. Foram projetadas 20 perguntas, uma por vez no quadro e os alunos tinham 15 segundos para responder, escrevendo em pranchetas a resposta. Cada grupo que acertava a resposta, ganhava uma etiqueta vermelha. No final, o grupo que tivesse mais etiquetas, ganhava um bombom para cada componente.

Alunos tinham que responder a perguntas sobre a dengue, na Estação 3.

Estação 4 – Detectando o inimigo

No pátio Interno do Tecnopuc, os alunos fizeram uma busca por locais que podiam ser criadouros das larvas do mosquito.

Cada equipe foi dividida em grupos menores. Cada grupo recebeu uma prancheta com um mapa do campus e um canetão, e precisava mapear os criadouros de mosquito espalhados pelo campus, marcando no mapa onde eram encontrados. O grupo que mapeasse o maior número de criadouros ganhava um bombom para cada participante.

Após os resultados positivos dessa atividade, o próximo sábado letivo, que será dia 29 de junho, segue com a proposta de atividades integradoras.

Cada grupo deveria encontrar os “focos” de mosquito da dengue no pátio do Tecnopuc e indicá-los no mapa.