Saiba o que aconteceu no curso: apoio à tomada de decisão com análises multicritério

Ao longo do mês de novembro o Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciências da Decisão  promoveu o CURSO: Apoio à tomada de decisão com análises multicritério. O curso foi ministrado pelo professor Tiago Cetrulo, professor visitante do Campus Viamão na área de Recursos Hídricos. (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3178096207106851)

Os métodos de apoio à tomada de decisão multicritério (MCDA) apresentam ferramentas para auxiliar o tomador de decisão (privado ou público) na escolha, classificação ou ordenação de alternativas (que podem ser projetos, empreendimentos, escolhas, indicadores etc.). Esses métodos contribuem para auxiliar a tomada de decisão, quando vários critérios devem ser contabilizados ao mesmo tempo.

O curso trabalhou três métodos de análise multicritério:

• AHP (Analytic Hierarchy Process), que analisa alternativas de forma comparativa. Esse método foi abordado de forma prática ao simular a escolha de um sistema de informação (ERP) para uma empresa. Toda modelagem foi desenvolvida no software Excel.

• Método híbrido entre AHP e TOPSIS (Thecnique for Order Preferences by Similarity to Ideal Solution), que utiliza o AHP para gerar pesos e analisa as alternativas utilizando uma solução ideal positiva e uma solução ideal negativa (soluções virtuais). Esse tópico também foi trabalhado de forma prática, mas simulou a escolha de um sistema de informação (CRM) para uma empresa. Toda modelagem foi desenvolvida no software Excel.

• Electre III (Elimination et Choix Traduisant la Realité) é um dos modelos mais avançados de métodos MCDA. Os pesos para cada critério são definidos com o procedimento de Simo’s e as comparações realizadas a partir da definição dos preference, indifference e veto thresholds. A abordagem metodológica para trabalhar esse método foi o de estudo de caso para seleção da melhor localização para instalação de um aterro sanitário considerando vários critérios (por exemplo, distância de recursos hídricos, distância de centros populacionais, tipo de solo e geologia). Essa modelagem foi desenvolvida em no software Diviz®️.

O curso teve um total de 20 horas.

Veja alguns depoimentos:

O curso foi ótimo, pois através dele poderei tomar decisões mais eficientes na empresa no qual sou sócia. Pois decisões estruturadas e fundamentadas através de um método, são fundamentais para o crescimento e sucesso de qualquer organização.” Juliana Souza

As expectativas que tinha sobre o curso de Apoio à Tomada de Decisão com Análises Multicritério foram satisfatórias, os métodos de aprendizagem foram excelentes e de fácil compreensão. O curso ajudará na carreira profissional e na vida acadêmica, o conhecimento dessas ferramentas ajudará na carreira de gestor de processos quando for preciso ajudar a empresa a tomar decisões.” Ana Belomo

Em relação ao curso de Apoio à Tomada de Decisão com Análises Multicritério só veio somar. Os métodos de aprendizagem foram notáveis e, igualmente, acessíveis de um ponto de vista técnico e prático. Creio que esse pequeno passo pode nos abrir portas tanto no âmbito pessoal, acadêmico e profissional. Das palavras do nosso Maestro destaco a seguinte fala: “é uma excelente oportunidade de aprendizagem que pode sim criar possibilidades, dependendo do nosso interesse de praticar, exercitar e compartilhar materiais que só venham a agregar a esse conhecimento”. Edison Carvalho

Software Diviz – modelagem que eles fizeram